Meio Ambiente

MEIO AMBIENTE

Blitz alerta sobre os riscos das queimadas em área urbana

Outras ações como essa serão realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente nos próximos dias

Publicado em: 16/08/2022 por João Rodrigues

Secretaria do Meio Ambiente

Blitz alerta sobre os riscos das queimadas em área urbana

Distribuição de material informativo sobre queimadas aconteceu no Centro comercial. (Foto: Maira Soares)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH), deu continuidade nesta terça-feira (16), as ações de orientação à população sobre a preservação do meio ambiente e os perigos das queimadas em área urbana. A blitz para distribuição de material informativo foi realizada na parte da manhã na Avenida Getúlio Vargas, na área do Calçadão, Centro.

Ação educativa tem por tema “Queimada é crime! Com ela, todos sofrem. Denuncie”, e teve a participação de estudantes do programa Agente Jovem Ambiental.

“Esta blitz é uma forma que a Secretaria de Meio Ambiente encontra de abordar as pessoas que vem dos bairros para o centro da cidade e fazer a divulgação dos riscos das queimadas. É uma ação de conscientização, chamar a atenção da população, porque um dos papéis da secretaria é divulgar e orientar as pessoas sobre a importância da preservação ambiental”, explicou a titular da SEMMARH, Rosa Arruda.

A campanha educativa é apenas uma das ações da pasta, que vem intensificando a fiscalização para o combate das queimadas em área urbana de Imperatriz. Rosa Arruda fez questão de destacar que a Lei a Lei 9.605 de 1998 e o decreto 6514 de 2008, proíbem o uso de fogo para a limpeza de áreas e a queima de lixo no perímetro urbano.

“Isso se caracteriza como poluição e é passivo detenção de 1 a 4 anos e multa de valor mínimo de 5 mil reais, e no valor máximo de 50 milhões de reais para o responsável pela área queimada. Essa multa é aberta e é mensurada conforme o dano causado”, pontou a secretária.

A blitz

A ação educativa entregou centenas de panfletos da campanha as pessoas que passaram pelo Calçadão. Dentre os que receberam o material informativo, estava o empreendedor José Pereira Neto que aprovou a iniciativa.

“Este é um trabalho importante que vem gerar consciência para que nós possamos cuidar do meio ambiente, porque muitas pessoas não olham para isso e estamos cada dia pagando por não cuidar do meio ambiente”, ressaltou José Neto, acrescentando que a Prefeitura está de parabéns pelo trabalho educativo.

“Esta é uma ação que a gente sempre faz, principalmente neste período que é muito seco e há essa necessidade de conscientizar a população a não fazer as queimadas na área urbana por que isso é um crime, prejudica o meio ambiente e as pessoas”, justificou Kelly Rodrigues, do setor ambiental da SEMMARH.

Meio Ambiente