Notícias

Imperatriz é maior

Marchinhas agitam foliões no circuito da Jardineira no 2º dia de Carnaval

Músicas tradicionais animaram a multidão que se concentrou para a brincadeira carnavalesca no centro da cidade

Publicado em: 19/02/2023 por Ariel Rocha

Fundação Cultural de Imperatriz

Marchinhas agitam foliões no circuito da Jardineira no 2º dia de Carnaval

Neste domingo (19) o terceiro dia de festa do Carnaval inicia também com a Jardineira na Praça da Cultura, com a concentração a partir das 16h. (Foto: Edmara Silva)

“Decorei todas as marchinhas, para mim a melhor parte da festa é a Jardineira”, ressalta o estudante Pedro Maia sobre acompanhar as tradicionais canções que agitaram os foliões neste sábado (18), na Praça da Cultura. A banda Máscara Negra comandou o início da festa, que reuniu durante a tarde famílias inteiras, blocos independentes montados por amigos, trabalhadores autônomos e diversas outras pessoas que encheram de alegria a grande celebração.

Ainda de acordo com Pedro, o amor pelas marchinhas que embalam o itinerário da Jardineira, que começa na praça e termina na XV de Novembro, floresceu quando ainda era adolescente, com cerca de 14 anos. Pouco mais de uma década passou e o estudante faz questão de acompanhar o trajeto, para cantar todas as marchinhas do repertório, principalmente suas favoritas.

“Adoro todas, mas as minhas prediletas são Balancê, Taí e Banho de Cheiro. Essa parte da Jardineira no final da tarde é o melhor momento, ainda está de dia quando começa o pessoal a se reunir na praça. Têm as marchinhas e as famílias trazem as crianças fantasiadas, a galera monta os blocos e vem todo mundo do grupo com o mesmo abadá. É muito bonito de se ver”, diz.

O vocalista da banda Máscara Negra, Juarez Sena, explica que os brincantes do Carnaval de Imperatriz adoram as músicas tradicionais, mas também pedem as mais em alta nas paradas de sucesso. “O nosso repertório é baseado no tradicional, com as marchinhas principalmente, mas também mesclamos com outros gêneros, tem um pouco de tudo. São foliões de todas as idades e sempre buscamos agradar nosso público nessa festa linda”, ressalta.

Mais agitação

Neste domingo (19) o terceiro dia de festa do Carnaval inicia também com a Jardineira na Praça da Cultura, com a concentração a partir das 16h. A banda Bicho Papão ficará no comando das marchinhas durante o percurso da festa até a Praça João Bispo, na XV de Novembro. De noite, a partir das 19h, tem Breno ATT, Rodrigo Mendes e Kassinhu na Beira Rio.

Os dias de festas são organizados pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Fundação da Cultural, responsável pela programação da folia com a Jardineira e shows na concha acústica. A Guarda Municipal, Defesa Civil e a Secretaria de Trânsito atuam na segurança e organização do público, os agentes da Superintendência de Limpeza Pública cuidam da manutenção dos espaços antes, durante e depois das várias horas de folia. A Secretaria de Saúde trabalha na orientação de pessoas na prevenção contra as ISTs e a Secretaria de Desenvolvimento Social no combate ao trabalho infantil e violência sexual.

Notícias