Jogos Escolares

JEIs 2023

Aberta a 40º edição dos Jogos Escolares Imperatrizenses

Cerimônia aconteceu na noite de quarta-feira (7), no Complexo Esportivo Barjonas Lobão, com participação dos alunos inscritos e público que prestigiou o evento

Publicado em: 08/06/2023 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Aberta a 40º edição dos Jogos Escolares Imperatrizenses

Aproximadamente seis mil alunos das escolas de Imperatriz foram inscritos nas competições. (Foto: Edmara Silva)

Com o tema "Tolerância e respeito as diferenças”, foi aberta a 40ª e histórica edição dos Jogos Escolares Imperatizenses (JEI's 2023). Cerimônia aconteceu na noite de quarta-feira (07), no Complexo Esportivo Barjonas Lobão, com participação dos alunos inscritos e público que prestigiou o evento.

Uma noite marcada por envolvimento, realização de sonhos e incentivo ao desporto escolar. Assim foi marcada a abertura dos JEI's 2023, promovida pela Prefeitura de Imperatriz, por meio das secretarias de Esporte, Lazer e Juventude (Sedel) e Educação (Semed).

A cerimônia de abertura foi iniciada com a entrada de alunos/atletas carregando os pavilhões do Brasil, Maranhão, Imperatriz e dos JEI's 2023. Perfilados, todos ouviram os hinos nacional, estadual e municipal. Em seguida houve o acendimento da pira olímpica, pelo aluno Samuel Victor Pereira Trindade, da Escola Municipal Raimundo Corrêa, campeão maranhense e brasileiro de 2022, no atletismo, na modalidade arremesso de dardo.

Os Professores Ribeiro Neto e Giorvane de Pinho, dois protagonistas dos Jogos Escolares Maranhenses, que participaram de todas as edições, culminando com a 40ª Edição, conduziram a tocha até a pira olímpica, ocasião que a entregaram ao atleta Samuel Victor Pereira para o acendimento.

O secretário de Esporte, Luiz Gonzaga Pereira de Sousa, declarou abertos oficialmente os Jogos Escolares Imperatrizenses. O atleta Willas Benício Sales, da modalidade ciclismo, que ficou em 4º lugar nos Jogos Escolares Brasileiros, disputados no Rio de Janeiro em 2022, prestou juramento em nome de todos os atletas. A árbitra assistente na modalidade futebol de campo, Bia Lawrea Sousa Teixeira, prestou juramento representando todos os árbitros que trabalharão nos JEIs 2023. 

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, destacou a edição histórica dos quarenta anos dos Jogos Escolares Imperatrizenses, como também a distribuição de uniformes pelo segundo ano consecutivo, a todos os alunos da rede municipal de ensino. “Hoje foi o ponto culminante de toda a preparação, o coroamento de um trabalho que vinha sendo feito incansavelmente nos últimos meses, nessa união feita entre a Sedel e Semed. São seis mil inscrições e desse quantitativo, são praticamente três mil alunos/atletas da rede municipal de ensino, que receberam o seu uniforme esportivo. Isso tudo a Prefeitura tem feito com as duas secretarias, para fomentar a educação e o esporte, até porque temos a certeza que o caminho de uma educação de qualidade, passa pela união no esporte, na educação, na inovação, e na tecnologia”.

O secretário de Esporte, Luiz Gonzaga Pereira de Souza, falou sobre o dia especial para o desporto imperatrizense, na abertura da edição histórica dos 40 JEIs: “Nos sentimos orgulhosos por estar vivendo esse dia tão especial para o esporte de nossa cidade. Não poderia deixar de agradecer o prefeito Assis Ramos, a parceria com a Secretaria de Educação, na pessoa do Secretário José Antonio, que tem sido um parceiro incansável para realização desse grandioso evento. Tudo isso é motivo de alegria, de orgulho em poder proporcionar ações como essa aqui no Complexo Esportivo Barjonas Lobão, que tem tudo a ver com o esporte de nossa cidade. Vemos nos olhos dessas crianças a felicidade de estar participando, que para elas já é uma medalha conquistada”, pontuou.

Professor coordenador dos JEIs 2023, Pedro Antonio Pereira, lembrou que tudo começou no Complexo Esportivo Barjonas Lobão, que era conhecido por Fiqueninho. “Depois de muita preparação, estamos vivenciando a largada de uma grande festa do esporte, os Jogos Escolares Imperatrizenses 2023. E que bom que estamos comemorando a 40ª edição, justamente aqui onde tudo começou. Quem não conhece o Fiqueninho? Aqui aconteceu a primeira edição e hoje está sendo aberta no mesmo local, a edição de 40 anos. É uma grande satisfação estarmos aqui, para testemunhar essa edição histórica e fazer parte”, enfatizou Pedro.

A abertura dos 40º Jogos Escolares Imperatrizenses (JEIs 2023), também foi recheada de emoção. O professor Hilton Luis da Silva, conhecido como "Guru", que faleceu recentemente, foi homenageado. Um vídeo foi exibido com depoimentos de ex-alunos e professores que conviveram com Guru, que deixou um legado no esporte imperatrizense, em especial nos Jogos Escolares.

Neste ano, mais de 120 escolas em um universo de 6 mil alunos participam da competição. As disputas já iniciaram hoje, nas categorias pré-mirim, mirim e infantil, na modalidade basquete. As disputas seguirão até o dia 20 de junho de 2023. A cerimônia também contou com apresentação do grupo de dança Tatajuba entre outras momentos marcantes.

Estiveram presentes na solenidade o secretário da Sedel, Luiz Gonzaga Pereira de Sousa, que também representou o prefeito Assis Ramos, da Semed, José Antonio Pereira, vereador João Silva, representando o presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, Coordenador Geral dos JEIs 2023, professor Pedro Antonio, Capitão Diego Nascimento, representando o comandante do 50º BIS, Tenente Coronel Mendes Melo, Tenente Guimarães, representando o comandante do 3º BPM, Tenente Coronel Clodoaldo, entre outras autoridades.

Jogos Escolares