ESPORTE
Voleibol é uma das modalidades dos JEI's 2018
Mais de 250 inscritos participam das disputas
Publicado em: 28/05/2018 por Sara Ribeiro
Criado pelo professor de educação física William G. Morgan, nos Estados Unidos, ainda no século XIX, o voleibol teve como objetivo proporcionar integração entre um grande grupo de estudantes ao mesmo tempo. Partiu do profissional de educação física a ideia dos itens utilizados e da rede alta, com 1,98m de altura. Fato curioso é que as primeiras partidas começaram a ser disputadas com bolas de bexiga, depois de basquetebol, até chegar-se a um modelo mais adequado, aperfeiçoando-a com o tempo.
Recebeu o nome de “Mintonette” e com auxílio de dois amigos, 10 regras que caracterizariam o esporte foram definidas. Por conta do movimento de voo da bola foi sugerido modificar o nome para "volley Ball", em 1896. Desde a criação, o vôlei pode ser praticado em ginásios, quadras, parques e praias e não havia limitação de participantes. O esporte ganhou o mundo e logo foi se adequando a novas particularidades.
No Brasil, é uma das modalidades mais praticadas, com liga amadora e profissional. No ranking mundial, com participação em torneio olímpico, campeonato mundial, copa do mundo, grand prix e copa dos campeões, a seleção brasileira aparece como a grande campeã, seguido da Rússia e em terceiro a Itália.
A formação da equipe é composta por com seis titulares em quadra, com um deles fazendo a função exclusiva de recepção e defesa ao fundo de quadra, chamado líbero. As formas de pontuação seguem o ataque, com bola aterrissando em quadra adversária, bloqueio do ataque adversário e saque livre ou erro de saque. A partida conta com três tempos, para o time que alcançar os 25 pontos da partida ou cinco tempos em casos de empate.
Nos Jogos Escolares Imperatrizenses de 2018 estão inscritos 258 atletas na modalidade. Os principais campeões da edição passada foram a escola Bom Bosco, nas categorias infantil, infanto feminino e infanto masculino, e o Colégio Santa Luzia, com o infantil masculino.