TRAJETÓRIA
A história do futebol de campo
Modalidade tem mais de 570 inscritos nos JEI's
Publicado em: 25/05/2018 por Dema de Oliveira
Antes do advento do futebol de salão, era chamado apenas de futebol, mas atualmente é conhecido como futebol de campo, para diferenciar as modalidades. A origem, em 1894, quando Charles Miller, um brasileiro que estudava na Inglaterra trouxe uma bola e um conjunto de regras para o Brasil. Mas a primeira partida de futebol foi realizada um ano depois, em São Paulo, em 14 de abril.
O jogo foi entre as equipes do São Paulo Railway e a Companhia de Gás, formadas por ingleses que viviam na capital paulista. Entre os ingleses, estava o brasileiro Charles Miller, que jogou pelo time do São Paulo Railway, que venceu por 4 a 2.
A primeira Federação de Futebol no Brasil, foi criada em São Paulo, em 1901, entretanto, em 1919, praticamente todos os estados já tinham suas federações. Em 1914, foi criada a Confederação Brasileira de Desportos (CBD), que congregava todos os esportes disputados no Brasil. Em 1979, também foi criada a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e a partir daí, todos as modalidades esportivas, passaram a ser comandadas pelas suas respectivas confederações. A sede CBF está no Rio de Janeiro.
O Futebol de Campo até hoje é regido por, praticamente, as mesmas regras, desde que foram criadas. Houve apenas algumas modificações, para que o futebol fosse modernizado.
Luciano Barbosa é o coordenador dessa modalidade nos Jogos Escolares Imperatrizenses, com cerca de 574 alunos/atletas inscritos.