Investimento

INOVAÇÃO

Primeira escola de tempo integral da rede municipal iniciará atividades dia 6 de agosto

Escola Bilíngue Professor Telasco Pereira Filho atende 67 alunos com ensino regular e de Libras

Publicado em: 02/08/2019 por Kayla Pachêco

Secretaria de Educação

Primeira escola de tempo integral da rede municipal iniciará atividades dia 6 de agosto

Para funcionar com jornada ampliada, estrutura física recebeu melhorias com recurso do Tesouro Municipal (Foto: Patrícia Araújo)

A partir da próxima semana, a Escola de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho terá jornada ampliada. Situada à Rua Henrique Dias, Bacuri, a unidade é a primeira da rede municipal a funcionar com sistema em tempo integral. 

Localizada no Bairro São José do Egito, a instituição foi criada há sete anos, e desde então tem funcionado como referência na educação inclusiva, sendo a primeira Escola Bilíngue do Maranhão e a segunda do país, com atendimento a alunos com surdez e deficiências múltiplas, desde a educação infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e adultos, EJA.

Para atender aos estudantes em regime de tempo integral, estrutura física recebeu melhorias e o quadro de servidores foi ampliado com professores de dança, música, judô, reforço escolar teatro, e contação de histórias. "Quando apresentamos o projeto, o prefeito Assis Ramos determinou que todas as medidas fossem tomadas para que a escola pudesse ofertar as instalações adequadas às atividades educativas, de acordo com a proposta do ensino integral. Todo o investimento para adequação do prédio foi realizado com recurso do Tesouro Municipal", ressalta o secretário de Educação, Josenildo José Ferreira. 

Com grade curricular adaptada, a ampliação da jornada diária garantirá maior protagonismo da língua materna do surdo que é a Língua Brasileira de Sinais, Libras, até então com carga horária inferior se comparada à Língua Portuguesa. Outro benefício é a possibilidade de ampliação no número de vagas, de 67 para 120. "Enquanto pais trabalham, esses alunos estarão num ambiente seguro, confortável, com três refeições diárias e mais tempo para aprender", conclui o secretário.

Serviços – Além do ensino, a Secretaria Municipal de Educação disponibiliza o transporte escolar. Alunos de outros municípios como Davinópolis, Governador Edson Lobão, Ribamar Fiquene e Buritirana, também estudam na unidade. Além disso, trabalha a Língua Brasileira de Sinais também com pais ouvintes no curso de Libras, e oficina de corte e costura.  

Investimento