Investimento

INVESTIMENTO

Escolas da rede municipal são climatizadas

Em dois anos mais de 287 aparelhos de ar condicionado foram instalados

Publicado em: 13/02/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Escolas da rede municipal são climatizadas

Para o primeiro semestre de 2019, foram licitados mais de 130 aparelhos (Foto: Edmara Silva)

As Escolas Municipais Manoel Ribeiro, Domingos de Morais, Madalena de Canossa, e as Creches Cidade Esperança e Caminho do Saber, nesta semana, receberam investimentos em climatização de salas de aula. Só nesta quarta-feira, 13, foram contabilizados 24 aparelhos de centrais de ar, devidamente instalados, garantindo clima ameno, fresquinho e proporcionando mais conforto para os alunos da rede pública de ensino.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Semed, desde o início da gestão Assis Ramos trabalha para garantir as melhorias estruturais das instituições, que refletem no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Em dois anos, foram adquiridas e instaladas 287 aparelhos split e ar condicionado. Isso demonstra o compromisso com a comunidade escolar, alunos, gestores, pais, como também, um grande avanço perante as administrações anteriores, que historicamente, apresentaram poucos resultados.  

Para o primeiro semestre de 2019, serão utilizados em torno de 130 aparelhos licitados, entre eles, os que já contemplaram a Escola de Educação Infantil Shirley Farias Torres Ferreira, na Vila Mariana, inaugurada no primeiro dia do ano letivo, 22 de janeiro.

De acordo com departamento financeiro da Semed, a previsão é de que nos próximos dias, a Creche Tia Emília e Marly Sarney serão contempladas. “No Marly Sarney, estamos dependendo de implantação da subestação, conforme exige a Cemar, para unidades com voltagem acima de 75kw. Ou seja, devido a quantidade de aparelhos, temos ainda que instalar poste, transformador, fazer a mureta para fixação do padrão e a distribuição”, explicou o coordenador financeiro da Semed, Magno Oliveira.    

Marlene Ibiapino dos Santos, professora da Creche Caminho do Saber, afirma que as crianças terão mais rendimento. “A temperatura na sala de aula costuma ser muito quente, principalmente no período da tarde. Com a central vai melhorar muito o desempenho de todos”, observou.
 

É de conhecimento da população que a intenção do prefeito Assis Ramos é climatizar todas as escolas. “Nossas crianças não podem viver sofrendo em salas de aula quentes, prejudicando o aprendizado. A ideia é proporcionar as melhorias estruturais com recurso próprio da educação, principalmente, com a liberação de mais recursos. Mas, enquanto isso não acontece, vamos climatizando, ampliando, reformando e construindo novas escolas com os recursos que temos. Seguiremos trabalhando para elevarmos, ainda mais, o índice da educação básica”, destacou. 

Investimento