Informativo

SAÚDE

Prefeitura disponibiliza atendimento médico às famílias desabrigadas

Os atendimentos são ofertados no ginásio poliesportivo e na Igreja Santa Lúcia, ambos no bairro Parque Alvorada I

Publicado em: 06/04/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Prefeitura disponibiliza atendimento médico às famílias desabrigadas

Famílias desabrigadas são assistidas pela Prefeitura com consultas médicas, coleta de materiais para exames, distribuição de medicamentos, água, roupas e alimentação (Foto: João Rodrigues)

Seis médicos, vários enfermeiros do Município a serviço da Secretaria Municipal de Saúde, além de 42 pessoas, entre professores e acadêmicos do Curso de Medicina da UFMA, prestaram atendimento às famílias dos bairros Parque Alvorada I e II, que permanecem no ginásio poliesportivo do Parque Alvorada I e Igreja Santa Lúcia. Estão sendo oferecidas consultas médicas, coleta de materiais para exames, distribuição de medicamentos, água, roupas e alimentação.

O ginásio passou a receber cerca se 800 famílias desabrigadas, como é o caso de Maria Caluane Santos da Silva, 35 anos, mãe de três filhos pequenos e mora com os pais no Parque Alvorada I. "Nossa casa encheu de água na chuva de segunda-feira e fomos trazidos para o ginásio. Ontem a gente já estava pensando em voltar para casa quando teve essa chuva e mudou tudo, graças a Deus que a Prefeitura botou esses anjos de Deus para ajudar a gente", disse a mulher após receber atendimento médico.

"Fazemos o primeiro atendimento de urgência porque muita está estressada devido a perda de seus bens e nós estamos dando atendimento médico e psicológico. Há casos de pessoas gripadas e com traumatismo porque a correnteza foi muito forte", ressaltou o médico Jairo Casanova.

Em alguns casos os médicos receitam medicamentos que são distribuídos o local por servidores da Prefeitura ou nas Unidades Básicas de Saúde nos bairros. Jairo Casanova destacou que as famílias também recebem orientações sobre doenças como Leptospirose, causada pela contaminação da água pela urina de ratos. Em caso de pacientes com ferimentos ou com sintomas de febre os médicos fazem observação no prontuário para acompanhamento.

O coordenador do curso de Medicina da UFMA, Willian Lopes disse que diante da necessidade de atendimento em saúde a instituição recrutou alguns professores médicos e estudantes do último período do curso para ajudar nos atendimentos. “Em situações emergenciais exigem medidas emergenciais e estamo aqui para isso, para tentar resolver”,  finalizou.

O secretário de Saúde Alair Firmiano esteve pessoalmente nos locais de atendimento aos desabrigados na tarde desta sexta-feira para acompanhar os serviços, ocasião em que ressaltou a preocupação do prefeito Assis Ramos em prestar atendimento à população em todas as áreas, entre elas a da Saúde. "Nós estamos visitando os abrigos para acompanhar os serviços que estão sendo executados conforme determinação do nosso gestor municipal que nos orientou que seja feito o melhor possível para essas famílias”, afirmou.

 

Informativo