Informativo

CONSCIENTIZAÇÃO

Gestores de escolas municipais participam de reunião sobre acúmulo ilegal de cargos

Iniciativa faz parte da campanha “Cidadão Consciente – Gestão Transparente”

Publicado em: 25/06/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Gestores de escolas municipais participam de reunião sobre acúmulo ilegal de cargos

Reunião com Ministério Público, MP, foi realizada no auditório da Universidade Aberta do Brasil, UAB (Foto: Patrícia Araújo)

Nesta terça-feira, 25, gestores e coordenadores das creches municipais participaram de reunião com Ministério Público, MP, no auditório da Universidade Aberta do Brasil, UAB, para discutir o acúmulo ilegal de cargos e funções públicas. Encontro foi conduzido pela promotora de justiça Nahyma Ribeiro Abas, da 1ª Promotoria de Justiça em Defesa da Probidade Administrativa e Patrimônio Público de Imperatriz.

Presente na reunião, o secretário de educação, Josenildo Ferreira, destacou a importância da campanha “Cidadão Consciente – Gestão Transparente”. “Desde 2017 a campanha iniciou uma conscientização no serviço público. Muitos achavam que não teria um desdobramento e agora sabemos que trouxe vários resultados. O MP não tem interesse de punir o servidor, mas de regularizar. Muitos não aderiram e na educação foi onde apareceu mais situações de acúmulo de cargo”, observou.

De acordo com o MP, com dados informados pela promotora Nahyma Ribeiro Abas, a aplicação da campanha detectou, até agora, mais de 200 casos de acúmulos de cargos. Profissionais com até cinco situações no município e em cidades vizinhas foram identificados, numa clara demonstração de prejuízo a qualidade do serviço público. Além disso, o impacto na folha de pagamento de Imperatriz ultrapassou os R$ 5 MI, ao ano. Com a regulamentação, esse montante, utilizado ilegalmente, volta aos cofres públicos e não compromete o erário.

“Era grande o índice de acúmulos de cargos e funcionários fantasmas na nossa região. Uma região propícia para isso acontecer porque fazemos divisa com dois estados. Mas pelo CPF conseguimos cruzar todos os vínculos que o servidor tem. Não estamos tratando do acúmulo que é legal, como do professor e de alguns cargos da área da saúde que são regulamentadas em lei, mas tirando essas situações, servidor público só pode ter um cargo”, destacou a promotora.  

Com a iniciativa o MP reforça a parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Semed, por meio dos gestores municipais para que sejam informadas as situações nas escolas que ainda não foram regulamentadas e que estejam prejudicando o desenvolvimento do processo educacional.  

Informativo