Informativo

SOS IMPERATRIZ

Destruição causada pelas chuvas já está oficialmente reconhecida

Prefeitura finaliza levantamentos técnicos sobre os danos causados pelas inundações

Publicado em: 09/04/2019 por Elton Sales

Assessoria de Comunicação

Destruição causada pelas chuvas já está oficialmente reconhecida

Todos os riachos transbordaram com a ação da chuva (Foto: Assessoria)

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconhece a situação de emergência do Município de Imperatriz, através da portaria de nº 991, publicada nesta terça-feira, 09, no Diário Oficial da União. No período de 01 a 05 abril de 2019, a cidade enfrentou a pior temporada de chuvas da última década, registando na madrugada do dia 01 de abril a precipitação 82,5 mm, maior nos últimos dois anos, em seguida no dia 04 para o dia 05, iniciou-se a precipitação registrada com a média de 108,6 mm.  

Com previsão de mais chuvas para este mês, a situação de calamidade pública foi assinada no 05 de abril de 2019 pelo prefeito Assis Ramos, no decreto de nº 21, em decorrência do transbordamento de todos os riachos, Cacau, Bacuri, Capivara, José de Alencar, do Meio e Santa Teresa.

Em levantamento permiliar, já foram contabilizados, em termos de destruição, 10 km de drenagem, 30 km de pavimentação, 40 km de revestimento primário, 12 escolas e 23 pontes danificadas, deixando 2100 pessoas desalojadas e 400 desabrigadas. "Todas as pastas estão fazendo seus específicos levantamentos, esses dados constarão no processo para busca de recurso junto ao governo federal. Por isso, é de suma importância o reconhecimento da Defesa Civil Nacional, pois é requisito necessário para recebimento de recursos que serão pleiteados para recompor a normalidade  da cidade, visando garantir a segurança e integridade física de todos os imperatrizenses", declarou superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão.



"O prazo de reconhecimento é de 15 a 20 dias ou mais, porém pela gravidade, o trabalho documental da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, e a celeridade do Município em decretar a situação do desastre natural de nível III. Encaminhando para instância nacional ainda no sábado 06 de abril para o reconhecimento do Ministério de Desenvolvimento Regional, que foi assinado em 48 horas, assegurando retorno o mais rápido possível aos desabrigados e ao bem-estar da população em geral. Essa tem sido a preocupação desde o início do prefeito Assis Ramos", enfatizou Josiano.

(Com a colaboração de Lanna Luiza)

Informativo