Notícias

SOLENIDADE

Imperatriz sedia posse de secretários estaduais do Maranhão

Ato inédito simboliza a união de forças entre o governo estadual e o municipal

Publicado em: 05/03/2023 por Kalyne Cunha

Chefia de Gabinete

Imperatriz sedia posse de secretários estaduais do Maranhão

Governador anunciou mutirão de cirurgias, mais 50 km de asfalto e a entrega de uma ambulância para o Socorrão. (Foto: Patrícia Araújo)

A segunda maior cidade do Maranhão, escolhida para sediar a posse de 54 secretários estaduais e presidentes de órgãos, e recondução de Carlos Brandão ao cargo de governador do estado, em ato inédito, simboliza a união de forças entre as esferas governamentais do estado e do município de Imperatriz. Solenidade foi realizada no sábado (04), no Centro de Convenções, e contou com a participação da gestão municipal, estadual e membros da sociedade civil.

O prefeito, Assis Ramos, pontuou a união das esferas governamentais federal, estadual e municipal, para se fazer uma boa gestão e diante de ato inédito do governador do Estado do Maranhão, em empossar seu secretariado fora da capital, se demonstrou otimista e agradeceu.  “No momento em que o governador vem para Imperatriz, fazer esse gesto, que sua posse e dos seus secretários sejam aqui na Região Tocantina, especificamente em Imperatriz, nasce uma esperança de que realmente terá mais ações voltadas para o nosso município. Agradeço esse gesto e tenho certeza, que dias melhores virão!”.

Secretários municipais marcaram presença no evento. (Foto: Patrícia Araújo)

Assim como o governador do Maranhão, o vice-prefeito e secretário de Saúde do município, Alcemir Costa, mencionou a importância de governar sem bandeira política e partidária, focando na população e evidenciou a posse do secretariado como um momento ímpar para a história de Imperatriz. “É um sinal, é um gesto de que Brandão tem um olhar diferenciado para a nossa região e para a nossa cidade. Não tenho dúvidas, que diante de todo esse mandato ele vai, sim, trazer avanços para a nossa cidade. Desmontou palanque, falou em pacificação, união e parceria e quando essas três palavras acontecem, quem ganha é o povo”.

A procuradora-geral do Município (PGM), Alessandra Belfort, falou sobre a vinda do governo do Estado para Imperatriz, que atingirá positivamente a população. “É um sinal de novos tempos! Porque se faz administração pública com todos os entes, município, estado e união. Se você sabe que as políticas públicas são executadas pelos três entes, você ver que o Estado vem se aproximando da segunda maior cidade do Maranhão, o que é muito significativo. Porque isso atinge diretamente em mais recursos para a saúde, educação, para a infraestrutura e os entes precisam andar juntos”.

Primeira dama, e deputada estadual, Janaina Ramos e prefeito Assis Ramos. (Foto: Patrícia Araújo)

A Infraestrutura e a Saúde são pontos bastantes destacados nas recentes reuniões realizadas com a gestão municipal, mesmo diante do domínio do assunto nas pautas, o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Wilson Filho, fez questão de ressaltar a importância de ações voltadas para o desenvolvimento econômico da cidade. “Diante do simbolismo e da representatividade do ato realizado aqui, acredito que o governo do Estado estará viabilizando ações voltadas ao nosso município, pensando na economia da cidade. Então acreditamos que será algo positivo para Imperatriz”.

Após a cerimônia de posse, o governador Carlos Brandão entregou três ambulâncias de emendas parlamentares, sendo uma delas da deputada estadual, Janaína Ramos (Republicanos), que a destinou ao Hospital Municipal de Imperatriz (HMI) – Socorrão. A deputada discorreu sobre suas indicações na Assembleia Legislativa para a Região Tocantina e Imperatriz na área da saúde, e aguarda respostas do secretário de estado da Sinfra, Aparício Bandeira, sobre a Infraestrutura.

Deputada estadual Janaina Ramos com o deputado estadual Rildo Amaral e o governador Carlos Brandão durante entrega de ambulâncias. (Foto: Patrícia Araújo)

“Como a primeira mulher deputada estadual Imperatrizense, fico muito feliz e orgulhosa do governador escolher Imperatriz para dar posse aos seus secretários. Nossa região Tocantina, a nossa cidade de Imperatriz, não será mais coadjuvante, mas protagonista no governo Carlos Brandão. Acredito que agora teremos, sim, um governo estadual e um governo municipal que andarão de mãos dadas”, disse a deputada. 

O secretário de Governo e Projetos Estratégicos, Eduardo Soares, dialogou sobre a aproximação da prefeitura com o governo do Estado, que se “faz necessário para conseguirmos trabalhar juntos por Imperatriz, com a força do governo do Estado e Assembleia Legislativa, que também está aqui na Assembleia Itinerante. A Prefeitura, por orientação do prefeito, Assis Ramos, comunga dessa necessidade, que será muito positiva, que é trabalhar de maneira conjunta com o governo do Estado”.

O governador do Maranhão, Calos Brandão, elencou alguns pontos que o fez escolher Imperatriz para cerimônia de posse, dentre eles o potencial econômico. “Imperatriz é a segunda maior cidade do estado e é a primeira que iremos apresentar os secretários para a sociedade e todos os que trabalham e necessitam do governo. Esse ato é para simbolizar que o governo não é apenas o Palácio dos Leões, mas os 217 municípios. Cidade acolhedora, que tem um pedacinho de cada município, cada estado. Pela sua pujança, pela sua importância, não poderia deixar de estar sendo representada com o nosso secretariado”.

Carlos Brandão revelou conhecer o cenário atual da Saúde em Imperatriz e reconheceu não ser apenas uma dificuldade local ou regional, mas de grande parte dos municípios do Brasil. Ele anunciou que será realizado um grande mutirão de cirurgias oftalmológicas, ortopédicas e eletivas, em parceria com a Assembleia Legislativa. Objetivo é reduzir o número de pessoas que aguardam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) por uma operação.

“Sabemos das dificuldades financeiros que os municípios brasileiros passam. É por isso que lutamos desde o primeiro dia em que assumimos o governo, em abril de 2022, com a palavra que é a marca do nosso governo, municipalismo e parceria. Temos entendimento que nenhum município ou estado avançará se não tivermos parceria, para isso precisamos trabalhar a união, independente da questão política, partidária, ideológica, nós temos que pensar no povo”.

O governador afirmou que a parceria entre prefeitura e estado mudará o cenário atual da Saúde local. “Em parceria com o município, não temos dúvidas que iremos melhorar os serviços de saúde de Imperatriz. Temos muitas ações ainda para fazer, mas para isso sentaremos com o prefeito, a deputada Janaína Ramos e os demais deputados da região e focar no povo de Imperatriz que tem que ser bem cuidado. A gente fez um ato forte, um ato político de trazer a posse dos secretários para Imperatriz e isso demonstra claramente o nosso compromisso com Imperatriz”.

Sobre infraestrutura, ele observou que obras na área possuem valores muito alto e por esse motivo os prefeitos têm dificuldade em fazer. “Infraestrutura são obras caras, a gente também sabe da dificuldade dos prefeitos para fazerem infraestrutura e por isso quando assumimos o governo do estado em 2022, tivemos diversas demandas. Dentre elas, a pavimentação de vias urbanas com asfalto ou blocos de concreto, e aqui em Imperatriz pavimentamos cerca de 70 km de ruas intrafegáveis e melhorou muito o tráfego, mas é claro que não resolveu”. Disse o governador, anunciando para Imperatriz mais 50 km de asfalto.

Na coletiva, Carlos Brandão agradeceu a presença dos assessores de imprensa e demais jornalistas, e os destacou com o papel de agentes supervisores do seu governo. “A imprensa terá um papel fundamental em nosso governo, fiscalizando, anunciando as ações e acompanhando, fazendo críticas, e também, elogios quando estivermos acertando. A imprensa tem que ser parceira do governo no sentido de atender melhor a população”, ressaltou.

Notícias