Notícias

CRESCIMENTO

Imperatriz se destaca em Índice de Concorrência Municipal

No ranking estadual de 2022, a cidade ficou em primeiro lugar e ao nível nacional na 55ª posição

Publicado em: 23/01/2023 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Imperatriz se destaca em Índice de Concorrência Municipal

Na região nordeste, 23 municípios participaram e Imperatriz ficou em décimo lugar. (Foto: Divulgação)

A edição de 2022 do Índice de Concorrência Municipal (ICM), convocou 119 municípios de todos os estados da federação e Imperatriz ficou na posição cinquenta e cinco e ao nível estadual em primeiro lugar. Dos critérios exigidos, as cidades deveriam constar mais de 250 mil habitantes, até abril do ano passado. Representada por 23 cidades, a região nordeste é a maior em número de estados, das quais 9 são capitais e juntas abrigam 41% da população da região e Imperatriz ficou em décimo lugar.

O ICM foi desenvolvido pela Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE), vinculada ao Ministério da Economia e Ministério da Fazenda, e tem a função de acompanhar o funcionamento dos mercados e a proposição de medidas, para a melhoria regulatória e do ambiente de negócio do país. O índice permite uma avaliação ampla e objetiva do ambiente de negócios dos municípios brasileiros.

O economista da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Fernando Babilônia, explica que “a cidade apresentou um resultado acima da média regional e nacional e dos nove itens avaliados pela Secretaria de Acompanhamento Econômico como infraestrutura; qualidade da regulação urbanística; liberdade econômica; concorrência em serviços públicos; segurança jurídica e contratando com o poder público; Imperatriz ficou acima da média nacional em seis deles”.

Com a décima posição, Imperatriz pontuou 483,26, superando a capital, São Luís, com 416,66. O secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec) enfatiza que, “o índice é muito importante, pois representa a competitividade do município de Imperatriz e que vai facilitar na atração de investimentos de grandes empresas, dado que o município tem grandes diferenciais na atração de investimentos e na competitividade”, conclui. 

Notícias