Notícias

CONHECIMENTO

Imperatriz recebe comitiva de Vila Nova dos Martírios para troca de experiência na gestão ambiental

Quase 20 cidades do Maranhão, Pará e Roraima, já conheceram as práticas ambientais implantadas pela Secretaria de Meio Ambiente

Publicado em: 26/05/2022 por Léo Costa

Imperatriz recebe comitiva de Vila Nova dos Martírios para troca de experiência na gestão ambiental

Encontro ocorreu no Complexo Administrativo Dr. Carlos Gomes de Amorim (Foto: Léo Costa)

Em busca de informações sobre as práticas ambientais implantadas pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), servidores da pasta ambiental do município de Vila Nova dos Martírios estiveram nesta quinta-feira (26), no Complexo Administrativo Doutor Carlos Gomes de Amorim.

“Mais um município se mostrou interessado em conhecer nossos projetos, as atividades, as linhas de atuação e normas de licenciamento ambiental. Achamos muito proveitoso e entendemos ser, inclusive, de grande relevância esse processo de cooperação intermunicipal envolvendo os municípios da região”, avalia a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

No encontro os visitantes também solicitaram informações sobre critérios e os órgãos competentes para solicitar doação de madeiras apreendidas por transporte irregular, para serem utilizadas em recuperação de casas afetadas no período chuvoso. Foi acordada ainda a vinda de fiscais ambientais da cidade para uma reciclagem no trabalho de fiscalização ambiental.  

Reunião foi considerada positiva para os dois municípios (Foto: Léo Costa)

Durante a visita, o secretário de Meio Ambiente de Vila Nova dos Martírios, Manoel Lopes Bonfim, acompanhado do diretor ambiental, Jailson Sousa Sobrinho, e do engenheiro ambiental, Cristiano Sousa, avaliou como positiva a troca de experiência entre as secretarias municipais. Eles destacaram a importância de conhecer a estrutura da Secretaria de Meio Ambiente de Imperatriz.

“Foi um momento bastante produtivo. Tivemos a oportunidade de adquirir mais conhecimentos nas questões ambientais e com toda certeza, com apoio do prefeito Jorge Vieira e a equipe ambiental do município, iremos ampliar as ações de meio ambiente em Vila Nova dos Martírios. Também solicitamos algumas mudas de árvores para um trabalho que vamos desenvolver durante a Semana de Meio Ambiente em Vila Nova”, destacou Manoel Bonfim.

Além das visitas de representantes de municípios maranhenses, dentre eles Açailândia, Buriticupu, Grajaú, Porto Franco, São Francisco do Brejão, Estreito, Senador La Rocque, Davinópolis, Caroebe, no estado de Roraima, e Rondon do Pará, a Secretaria de Meio Ambiente de Imperatriz, também fez a doação de mudas de árvores nativas e frutíferas para cidades de João Lisboa, Governador Edison Lobão, Montes Altos, Ribamar Fiquene e agora será a vez de Vila Nova dos Martírios. As mudas são cultivadas no viveiro municipal e doadas por parceiros. A doação para os municípios são atendidas por meio de ofício.

Notícias