Notícias

SAÚDE

Imperatriz participa da 1ª reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de 2023

O encontro aconteceu em São Luís com objetivo de organizar o funcionamento das ações e serviços de saúde em todo Maranhão

Publicado em: 27/01/2023 por Aleilton Santos

Secretaria de Saúde

Imperatriz participa da 1ª reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de 2023

As Comissões Intergestores pactuam a organização e o funcionamento das ações e serviços de saúde integradas em redes de atenção à saúde. (Foto: Maira Soares)

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (27), a 1ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de 2023. Na ocasião, a secretária adjunta de Saúde, Doralina Almeida, representou a Prefeitura Municipal de Imperatriz e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Durante o encontro foram pautados temas a serem aprovados pela comissão, para serem implantados nos municípios maranhenses.

Na oportunidade, a secretária adjunta de Saúde, Doralina Almeida, reivindicou junto à comissão os atrasos de recursos para o SAMU e Farmácia básica que tem prejudicado o andamento dos serviços no município de Imperatriz. Além disso, a secretária cobrou durante toda a reunião, posicionamento sobre outros temas.

“São quase seis meses de atrasos, o que prejudica a gestão, e o andamento dos serviços que são muito necessários para nossa população. São quase 2 milhões de reais que fazem muita diferença. O município tem o dever de fazer a sua parte, mas precisamos que o governo estadual também tenha coparticipação no financiamento da manutenção dos leitos de UTI, além de outros serviços de alta e média complexidade. Pedi também que houvesse um entendimento entre os municípios para cumprir a resolução CIB-MA 043/12 no que se refere o município de gestão plena executarem o perfil mínimo para melhorar a regulação e não encaminhar ações e serviços que não estão pactuados”, explicou.

A secretária adjunta ainda solicitou a retomada das discussões no grupo Condutor PRI para acelerar a aprovação das redes de assistência, uma vez que PPI de 2004 está defasada e não condiz com a realidade de 2023. Ocasionando ainda mais prejuízos para os municípios.

Das pautas discutidas na reunião, para Imperatriz, foi pautado a expansão da rede sentinela de Síndrome Gripal, com objetivo de ter um panorama geral das síndromes gripais em todo o estado. Além de ser discutido uma política pública para garantir a integralidade em saúde para todos os adolescentes em conflito com a lei. Ambas as pautas foram aprovadas na reunião e agora dependem da adesão do município para o início do pacto.

Durante a reunião também foi apresentado um calendário de encontros da CIB, para reunir os membros da comissão com o intuito de apresentar as novas pautas e resultados dos trabalhos desenvolvidos.

CIB

De acordo com o SUS, as Comissões Intergestores pactuam a organização e o funcionamento das ações e serviços de saúde integradas em redes de atenção à saúde.

Notícias