Iluminação Pública

SEGURANÇA

Recuperada iluminação pública da Avenida Pastor Luís de França

Prejuízos com furtos de cabos de cobre chegam a R$ 100 mil

Publicado em: 09/04/2018 por Gil Carvalho

Secretaria de Infraestrutura

Recuperada iluminação pública da Avenida Pastor Luís de França

Homens trabalham na concretagem e recuperação do cabeamento da Avenida Pastor Luís de França (Foto: Gil Carvalho)

Depois de identificado, na semana passada, o furto de fios de cobre da Avenida Pastor Luís de França Moreira, que liga a BR-010 à ponte Dom Affonso Felippe Gregory, a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Sinfra, começou na sexta-feira, 6, uma "força-tarefa" para recuperar a fiação danificada e mobilizou várias equipes da Citelum, empresa responsável pelo serviço de manutenção da iluminação pública de Imperatriz.

Para evitar novos furtos, foram adotadas medidas pela Superintendência de Iluminação Pública, SIP, para substituir o cabeamento de cobre por alumínio, instalar fiação aérea e o ponteamento de concreto, a cada cinco metros, para evitar o corte dos cabos.

De acordo com o superintendente Francisco Vaz, os prejuízos causados ao Município chegam a mais de R$ 100 mil, incluindo o cabeamento da ponte que liga o Maranhão ao Tocantins. A prefeitura também estuda a possibilidade de instalar sistema de monitoramento eletrônico, com câmeras de segurança, em toda extensão da ponte Dom Affonso para facilitar a identificação dos suspeitos.

“O cobre tem um valor agregado considerado alto, ou seja, fácil de ser vender, fato que atrai essas pessoas que buscam tubulação subterrânea para cortar os cabos”, destacou. Da BR-010 à ponte Dom Affonso existem 2500 metros de cabeamento de rede que alimentam 83 postes de iluminação pública, contribuindo para a segurança dos motoristas, pedestres e dos moradores dos bairros vizinhos a Avenida Pastor Luís de França Moreira.

“A iluminação da avenida foi restabelecida ainda na sexta-feira, 6. Porém, os últimos ajustes estão sendo finalizados nesta segunda-feira, 9”, garantiu. Francisco Vaz explicou que a recuperação da iluminação artística e do cabeamento dos postes de iluminação pública da ponte Dom Affonso serão feitos essa semana. Quem for pego pode ser preso e responderá por furto qualificado, com pena de reclusão de três a oito anos. Além disso, quem compra esse tipo de material poderá responder por receptação qualificada.

Iluminação Pública