Notícias

DIREITOS

Idosos de Imperatriz já podem receber cartão que garante vaga prioritária em estacionamento

Foram entregues gratuitamente 30 credenciais para assistidos pela Associação Pró-Idosos do município

Publicado em: 01/09/2023 por João Rodrigues

Secretaria de Trânsito e Transportes

Idosos de Imperatriz já podem receber cartão que garante vaga prioritária em estacionamento

Equipe do Departamento de Educação para o Trânsito fez a entrega dos cartões. (Foto: Maira Soares)

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) fez a entrega de 30 cartões prioritários para vagas de estacionamento aos atendidos pela Associação Pró-Idosos de Imperatriz. Outras entidades que cuidam de pessoas com idade superior ou igual a 60 anos foram informadas pela Setran sobre a abertura de inscrições para o recebimento gratuito das credenciais.

Já aqueles idosos que não possuem vínculo com instituições, podem procurar a Setran em horário de expediente, com documentos pessoais oficiais (RG ou CNH e comprovante de residência), e pagar uma taxa de 25 a 30 reais. Os idosos com algum tipo de deficiência, devem levar toda a documentação exigida e acrescentando, ainda, o laudo médico. 

Somente no caso dos assistidos pela Associação Pró-Idosos, Casa do Idoso do Município e Casa do Idoso do Estado, o secretário autorizou a emissão do cartão de forma gratuita. Lembrando que essa gratuidade foi apenas para estas entidades que participaram da campanha Maio Amarelo.

De posse do documento, os idosos podem fazer valer seu direito de estacionar veículos nas vagas prioritárias para sua categoria, em estacionamento de grandes estabelecimentos comerciais e em pontos reservados da Zona Azul, no Centro.

A coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito, Terezinha Miranda explicou que os idosos possuem o direito garantido por lei, de terem acesso a vagas reservadas em estacionamentos em todo o território nacional, mas para uso dessa vaga precisam ter em mãos o cartão emitido por órgãos de trânsito.

“O veículo estacionado em vagas reservadas, sem o cartão que o autorize o uso, está sujeito a receber multa e perder pontos na carteira de habilitação, além da remoção do veículo. O secretário Leandro Braga determinou a emissão do cartão sem custos para os idosos conscientizados”, detalhou Terezinha Miranda.

A coordenadora lembrou que nas palestras sobre a Educação para o trânsito em escolas e entidades, são abordadas amplamente a importância e o uso correto das vagas preferenciais, principalmente relacionadas aos idosos. Algumas entidades que apoiam as pessoas receberam palestrad como aconteceu com a Associação Pró-Idosos de Imperatriz. 

Notícias