PREVENÇÃO
Fiscalização de trânsito coíbe o derramamento de areia em via pública
Conselho Nacional de Trânsito, prevê exigência de lonas de proteção
Publicado em: 09/02/2023 por Islene Lima

Fiscalização das caçambas de areia na Avenida São Sebastião, entrada da Vila Nova (Foto: Maira Soares)
Continua as fiscalizações para coibir o derramamento de areia em vias públicas de Imperatriz. O monitoramento ocorre em ruas como Avenida São Sebastião, Vila Nova, Dom Pedro I e II, Avenida Pedro Neiva de Santana, e demais localidades onde o fluxo de transporte de areia é mais intenso.
Objetivo da ação é coibir e orientar os condutores desses veículos, que além de ser crime a prática, suja a rua, e pode ocasionar acidentes gravíssimos, devido o derramamento da areia nas ruas.
Segundo o coordenador-geral de trânsito, Hodislan Maciel, os motoristas estão cientes, porém ainda insistem na prática irregular. Diante disto, a equipe da Setran está sempre atenta, monitorando, explicando que todo carregamento de areia ou qualquer outro produto pode ser derramado, prejudicando o trânsito ou colocando em risco a vida de terceiro, deve ser levado com lona de proteção.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), enfatiza, no capítulo IX, que o veículo de carga deverá estar devidamente equipado quando transitar, de modo a evitar o derramamento da carga sobre a via. Além disso, o derramamento de carga sobre a via pública caracteriza infração de trânsito gravíssima, prevista no artigo 231, II, ‘a’, independente de estar o veículo equipado, ou não, para evitar que isso ocorra.
A população pode acionar também o serviço disque-trânsito para denunciar esse tipo de ocorrência, pelo número (99) 99198-6082.