Expoimp

PREPARATIVOS

Setran apresenta regras para condutores de carroças que participam da Cavalgada 2022

Reunião faz parte do cronograma de ações para o evento do dia 02 de julho

Publicado em: 29/06/2022 por Islene Lima

Superintendência de Trânsito

Setran apresenta regras para condutores de carroças que participam da Cavalgada 2022

Limites de pessoas nas carroças devem ser observados para participação no evento. (Foto: Islene Lima)

Os preparativos finais para a abertura oficial da 52º Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), por meio da tradicional cavalgada, estão a todo vapor. Nesta quarta-feira (29), a equipe de Educação para o Trânsito esteve em reunião com todos os participantes, para entrega dos adesivos de identificação, além de enfatizar os termos de responsabilidade aos condutores durante todo o percurso.

Na oportunidade, a coordenadora de Educação para o Trânsito, Terezinha Miranda, reiterou sobre o compromisso de cada um com relação às normas para garantir cuidados com os animais, com os próprios condutores e com população que vai participar da festa, até mesmo aguardando a passagem das comitivas ao longo do trajeto. 

Reunião aconteceu no setor de Educação Para o Trânsito. (Foto: Islene Lima) 

“É uma festa bonita, mas que requer responsabilidade e cuidado. Passamos dois anos sem a tradicional cavalgada, e de lá para cá, muita coisa mudou. Diante disso, decidimos nos reunir com os condutores antes do grande dia para enfatizar todos os termos que discorrem sobre o evento, além de tirar dúvidas sobre os direitos e deveres de cada um”, afirma a coordenadora.

Além da coordenadora da Setran, a reunião contou também com a presença do veterinário e coordenador da Unidade de Vigilância em Zoonoses de Imperatriz, Cairo Vinícius. Na ocasião ele reforçou os cuidados que os condutores devem ter com os animais.

“É clichê, mas é sempre bom frisar que o seu animal sente sede, às vezes não está em condições de participar, então o condutor deve ter consciência sobre os cuidados mínimos com o seu animal. Se ele passar mal a responsabilidade vai ser sua, se ele adoecer a responsabilidade será sua também, ou seja, o dono deve cuidar e preservar a vida do animal”, aponta o veterinário.

Condutores de carroças ouviram sobre as normas e tiraram dúvidas. (Foto: Islene Lima) 

Ele destaca ainda que durante todo o percurso, o Ministério Público, bem como outros órgãos responsáveis, estarão acompanhando toda a cavalgada e algumas regras devem ser cumpridas.

Termo responsabilidade!

Ser maior de 18 anos

A carroça ter no máximo três passageiros, além do condutor

Obedecer ao percurso estabelecido

Será proibido abusos e maus-tratos com os animais

O animal deve estar em boas condições físicas e de saúde

É vetado o uso de bebidas diversas em recipientes de vidro

É vetado ao condutor ingerir bebidas alcoólicas

É obrigatório obedecer às orientações das autoridades de trânsito

O veículo de tração animal deverá ser de material compatível com o porte físico do animal e deverá observar os critérios de segurança de saúde do animal

É proibido estacionar nas calçadas e em frente garagens

É proibido o abandono de carroça durante o percurso e após a cavalgada

É vedada a utilização de animal cego, ferido, enfermo, mutilado, bem como de fêmeas em estado de gestação ou amamentando. O descumprimento de qualquer uma dessas regras acima, obrigará o condutor a se retirar da cavalgada ou não participar do evento.

Expoimp