Expoimp

PREPARATIVOS

Setran apresenta regras para condutores de carroças que participam da Cavalgada 2022

Reunião faz parte do cronograma de ações para o evento do dia 02 de julho

Publicado em: 29/06/2022 por Islene Lima

Secretaria de Trânsito e Transportes

Setran apresenta regras para condutores de carroças que participam da Cavalgada 2022

Limites de pessoas nas carroças devem ser observados para participação no evento. (Foto: Islene Lima)

Os preparativos finais para a abertura oficial da 52º Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), por meio da tradicional cavalgada, estão a todo vapor. Nesta quarta-feira (29), a equipe de Educação para o Trânsito esteve em reunião com todos os participantes, para entrega dos adesivos de identificação, além de enfatizar os termos de responsabilidade aos condutores durante todo o percurso.

Na oportunidade, a coordenadora de Educação para o Trânsito, Terezinha Miranda, reiterou sobre o compromisso de cada um com relação às normas para garantir cuidados com os animais, com os próprios condutores e com população que vai participar da festa, até mesmo aguardando a passagem das comitivas ao longo do trajeto. 

Reunião aconteceu no setor de Educação Para o Trânsito. (Foto: Islene Lima) 

“É uma festa bonita, mas que requer responsabilidade e cuidado. Passamos dois anos sem a tradicional cavalgada, e de lá para cá, muita coisa mudou. Diante disso, decidimos nos reunir com os condutores antes do grande dia para enfatizar todos os termos que discorrem sobre o evento, além de tirar dúvidas sobre os direitos e deveres de cada um”, afirma a coordenadora.

Além da coordenadora da Setran, a reunião contou também com a presença do veterinário e coordenador da Unidade de Vigilância em Zoonoses de Imperatriz, Cairo Vinícius. Na ocasião ele reforçou os cuidados que os condutores devem ter com os animais.

“É clichê, mas é sempre bom frisar que o seu animal sente sede, às vezes não está em condições de participar, então o condutor deve ter consciência sobre os cuidados mínimos com o seu animal. Se ele passar mal a responsabilidade vai ser sua, se ele adoecer a responsabilidade será sua também, ou seja, o dono deve cuidar e preservar a vida do animal”, aponta o veterinário.

Condutores de carroças ouviram sobre as normas e tiraram dúvidas. (Foto: Islene Lima) 

Ele destaca ainda que durante todo o percurso, o Ministério Público, bem como outros órgãos responsáveis, estarão acompanhando toda a cavalgada e algumas regras devem ser cumpridas.

Termo responsabilidade!

Ser maior de 18 anos

A carroça ter no máximo três passageiros, além do condutor

Obedecer ao percurso estabelecido

Será proibido abusos e maus-tratos com os animais

O animal deve estar em boas condições físicas e de saúde

É vetado o uso de bebidas diversas em recipientes de vidro

É vetado ao condutor ingerir bebidas alcoólicas

É obrigatório obedecer às orientações das autoridades de trânsito

O veículo de tração animal deverá ser de material compatível com o porte físico do animal e deverá observar os critérios de segurança de saúde do animal

É proibido estacionar nas calçadas e em frente garagens

É proibido o abandono de carroça durante o percurso e após a cavalgada

É vedada a utilização de animal cego, ferido, enfermo, mutilado, bem como de fêmeas em estado de gestação ou amamentando. O descumprimento de qualquer uma dessas regras acima, obrigará o condutor a se retirar da cavalgada ou não participar do evento.

Expoimp