Esporte

CONQUISTA

Vila do DNER é tombada como patrimônio material de Imperatriz

Projeto da Prefeitura foi votado na Câmara Municipal, nesta terça-feira, 3 de maio,  e aprovado por unanimidade

Publicado em: 03/05/2022 por Kalyne Cunha

Procuradoria-Geral do Município

Vila do DNER é tombada como patrimônio material de Imperatriz

Espaço é conhecido por consagrar grandes partidas de futebol amador na cidade. (Foto: Patrícia Araújo)

Projeto de Lei ordinária n.º 15/2022, de autoria do executivo, que torna patrimônio material e tomba o imóvel da Vila do DNER e os seus acessórios (área de convívio social, desporto e lazer como piscina e quadra) foi aprovado, por unanimidade, em votação realizada nesta terça-feira, 3, no plenário Leo Franklin da Câmara Municipal de Imperatriz. Ficam como bem imaterial do povo de Imperatriz, as competições esportivas e os eventos de lazer e integração social realizadas no imóvel.

O tombamento é um ato administrativo realizado pelo poder público, alicerçado por legislação específica, com objetivo de preservar bens culturais móveis e imóveis de valor cultural e importância histórica. Neste caso além da preservação da memória histórica, também existe os esforços e recursos investidos para sua construção, impedindo que sejam destruídos ou descaracterizados o que garantirá a preservação definitiva do patrimônio e a sua plena utilização.

Conheça a opinião de alguns dos vereadores sobre o projeto de tombamento do imóvel da Vila do DNER:

O vereador João Silva (MDB) iniciou a votação explicando como o tombamento do DNER seria positivo para a sociedade de Imperatriz.  “Todo o complexo do DNER, residência, campo e demais obras construídas no local, o prefeito quer que o município cuide. Ele é conhecido como uma área de cultura e será zelado pelo executivo municipal e para mim isso é um olhar de cuidado!”, enfatizou.

O vereador Fideliz Uchoa (PRB) destacou as atividades realizadas no campo do DNER e apresentou seu legado histórico representado pelas partidas amadoras de futebol. “Esporte é vida! Quero parabenizar o prefeito Assis Ramos por esse projeto que voto sim, com muito orgulho, para cada canto desse lugar ser cuidado, pois há um legado, uma história”.

A iniciativa do executivo, também, foi interpretada positivamente pelo vereador Calor Hermes do (PCdoB). “Este é um projeto plausível, o DNER já é um órgão da União, mas se tornou da cidade em relação ao campo de futebol onde as famílias têm uma relação muito forte. O município está certo de trazer a gestão para si! Parabenizo o município pela iniciativa, quando é bom para a cidade temos que reconhecer”, conclui.

Como morador do Parque Alvorada, área em que se encontra a Vila do DNER, o vereador Wanderson Manchinha (PSB) disse que o projeto de Lei é “justíssimo e podem contar com o meu apoio".

Bebé Taxista (AVANTE) diz reconhecer que, “o projeto é bom para a cidade” e Aurélio Gomes (PT) relatou ser “um projeto esperado em que é favorável”. Jhony Pan (PL) aproveitou a oportunidade para cogitar uma possível escolinha de futebol para crianças, já que o espaço é conhecido nas mais diversas esferas do executivo, legislativo, judiciário e muitos pais não têm condições de arcar com esse tipo de despesa.

Sucinto, o vereador Roberto da Estrada do Arroz (PP) ressaltou área como “símbolo para futebol amador de Imperatriz! ”; e Flamarion Amaral (PCdoB) disse acreditar que "festejarão muito! ”, se referindo as partidas de futebol que jogará com outras colegas.

A Vila do DNER fica localizada na margem esquerda BR 010 (sentido Belém-Brasília), no Bairro Vilinha sendo conhecida desde a década de 1970, por consagrar grandes partidas de futebol amador na cidade.

Esporte