Esporte

SAÚDE

Projeto “Você em Ação” oferece atividade física gratuita

Atividade realizada no Complexo Esportivo Barjonas Lobão

Publicado em: 22/09/2022 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Projeto “Você em Ação” oferece atividade física gratuita

Exercícios para melhorar o corpo e a mente envolvem muitas pessoas (Foto: Dema de Oliveira)

O sedentarismo representa um dos principais fatores de risco à saúde, ocasionando o aparecimento de doenças degenerativas em número crescente de pessoas. Pensando nisso, o projeto "Você em Ação: por melhor qualidade de vida", iniciado em julho de 2020, foi idealizado para contribuir com a saúde das pessoas.

A ação é da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Esporte Lazer e Juventude, Sedel/Juv, idealizada pelo professor Alex Moura, coordenador do projeto. Objetivo é melhorar a qualidade de vida com a prática de exercícios físicos, de forma estruturada e planejada.

Projeto está em plena atividade no Complexo Esportivo Barjonas Lobão, com a participação de mais de 200 alunos/alunas, e as atividades são em dois turnos. Pela manhã, segundas, quartas e sextas, das 6h às 7h, e a tarde, segundas, terças, quartas e sextas-feira. Nesse horário da tarde, são duas turmas, uma de 17h20, às 18h10 e a outra de 18h15 às 19h.

O coordenador, professor Alex Moura, durante esses dois anos e três meses de atividades do “Você em Ação”, disse que está satisfeito com o evento. “Os resultados que nós temos visto na vida de cada aluno/aluna é muito satisfatório, é algo assim que nos emociona e nos motiva continuar cada dia mais focado no nosso trabalho, porque estamos vendo o crescimento do projeto e a melhora de fato da qualidade de vida de cada participante. Nós temos pessoas que melhoraram a mente, o corpo e o emocional de modo geral”, destacou Moura.

A dona de casa Jéssica Corrêa, que está participando desde que foi iniciado, destacou “que quando iniciou estava pesando 83 kg, e agora, após perder 17 kg, está sendo muito bom participar desse evento, tanto que trouxe para cá, a filha e o marido". Jessica afirmou que a vida dela mudou muito desde que participa do projeto, "antes era muito ansiosa e agora está tudo dentro da tranquilidade”, afirmou. 

Outra participante, a técnica em administração, Daniela Barbosa, elogiou os professores pelo trabalho realizado e destacou que vem melhorando a cada dia, o corpo e a mente.

Consta no Plano de Ação da Secretaria Esporte Lazer e Juventude, a expansão do projeto com a criação de novos núcleos pela cidade, principalmente nos bairros. Jardim Planalto, Vilinha e Beira Rio, receberão os novos núcleos do projeto.

O termo qualidade de vida continua na ordem do dia e representa um desafio para muitas pessoas. Utilizado para se referir às condições da vida de um indivíduo, engloba a saúde física, mental e espiritual, educação, poder de compra, além de equilíbrio entre o lado pessoal e profissional. E isso pressupõe muitos aspectos, entre os quais adotar hábitos saudáveis, reservar tempo para cultura e lazer, obter satisfação profissional e cultivar relações sociais e familiares positivas e consistentes. Focada na promoção do bem-estar, valorização da saúde e prevenção, esse é objetivo do projeto “Você em Ação”.

O secretário Luiz Gonzaga Pereira Sousa, disse que a Sedel abraçou a proposta do projeto, com a certeza de que daria certo, como realmente vem acontecendo, pelo número alunos e alunas, que participam das atividades, atualmente mais de duzentos.”Essa é mais uma ação que visa o bem-estar das pessoas. O prefeito Assis Ramos nos deu condições para que fosse implantado este projeto que é mais uma prova das políticas públicas da atual gestão, voltadas para o esporte e lazer”, destacou.

Esporte