Esporte

CAPACITAÇÃO

Prefeitura realiza Aulão do Projeto Taekwondo nas Escolas

Atividade constou da dinâmica com os alunos visando a confiança e segurança individual e no grupo, interação e trabalho em equipe

Publicado em: 22/05/2023 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Prefeitura realiza Aulão do Projeto Taekwondo nas Escolas

Com início no dia 03 de maio de 2023, o Projeto Taekwondo nas Escolas, comemorou o primeiro ano de atividades e em plena expansão. (Foto: Dema de Oliveira)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sedel), realizou no último sábado (20), um Aulão com alunos do Projeto Taekwondo nas Escolas. Atividade constou da dinâmica com os alunos, visando a confiança e segurança individual e no grupo, interação e trabalho em equipe. A atividade, teve a coordenação dos professores Evandro Silva e Lucas Emanoel, acompanhados pelo secretário de Esporte, Lazer e Juventude (Sedel) Luiz Gonzaga Pereira de Souza e sua equipe.

O Aulão de sábado, serviu para a interação entre os alunos, tanto do Projeto, como de outras escolas, como: Colégio Militar, Academias, Alunos de Escolas do Estado e Particulares. “A gente reuniu hoje todo mundo, cerca de 85 alunos aqui, já que todos eles vão participar dos Jogos Escolares Imperatrizenses, como forma deles se conhecerem e melhorarem as técnicas entre um e outro, observar o que eles estão errando e consertar, para que possamos crescer mais no esporte. No geral o aproveitamento foi muito bom, claro que existem alguns detalhes que precisam ser corrigidos”, pontuou Evandro Silva.

Com início no dia 03 de maio de 2023, o Projeto Taekwondo nas Escolas, comemorou o primeiro ano de atividades e em plena expansão. Participam crianças e adolescentes com faixa etária de 7 a 15 anos, com aulas às terças e quintas-feiras no Complexo Esportivo Barjonas Lobão, na área central de Imperatriz. O projeto Taekwondo nas Escolas, é mais um da gestão Assis Ramos, que tem como principal objetivo a inclusão social por meio do esporte.

A iniciativa do projeto é de formação social e educacional e não apenas esportiva e as atividades acontecem de forma gratuita. O projeto tem também como norma ampliar o acesso de crianças, adolescentes, e jovens estudantes às práticas esportivas formais de maneira sistematizada e continuada, como instrumento educacional para disseminação de valores do esporte, respeito, trabalho em equipe, superação e comprometimento.

Desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, projeto começou com 28 alunos, num total de 50 e tem atualmente 65 praticantes, e já está sendo estudado a criação de um segundo núcleo, cujas aulas serão ministradas na Escola Municipal Paulo Freire, recém revitalizada e com excelente estrutura. Os alvos serão alunos das escolas municipais localizadas em bairros próximos, para difundir mais o projeto. Inicialmente, com mais 50 alunos.

O secretário de Esporte, Lazer e Juventude (Sedel), Luiz Gonzaga Pereira de Sousa, destacou as condições favoráveis que são dadas pelo prefeito Assis Ramos, para que possamos promover ações como essa. “Nós da Sedel, nos sentimos muito felizes, em promover ações como essa. Queremos agradecer o prefeito Assis Ramos que, através da Sedel, tem nos proporcionado condições como essa. Esse projeto tem crescido muito e assim como o projeto Jiu-Jitsu nas Escolas, não está sendo diferente”.

Taekwondo

Taekwondo é uma arte marcial sul-coreana que originou um esporte de combate. Hoje em dia é um esporte difundido em todos os continentes, e integra os Jogos Olímpicos.

Em sentido global, taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de chutes voadores, de esquivas e interseções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. Como esporte olímpico, em muitas academias pratica-se o taekwondo olímpico. Basicamente, é um esporte de chutes com muito poder de explosão.

A tradução que se faz do termo taekwondo é “caminho dos pés, das mãos e do espírito”, significado que revela a proposta de desenvolvimento integral do praticante, típica das artes marciais.

Esporte