Notícias

DIREITOS E DEVERES

Escola Municipal Darcy Ribeiro recebe aula modelo do Projeto Imersão no Direito na Escola

O projeto visa sanar as dúvidas e auxiliar os estudantes da educação básica da rede pública e privada sobre a Ciência do Direito

Publicado em: 18/11/2022 por Letícia Holanda

Secretaria de Educação

Escola Municipal Darcy Ribeiro recebe aula modelo do Projeto Imersão no Direito na Escola

Momento foi ministrado pelo advogado Lucas Andrade, presidente nacional do Direito na Escola e diretor educacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Minas Gerais (MG). (Foto: Letícia Holanda)

Foi através de uma aula dedicada a sanar dúvidas sobre justiça, deveres, direitos do cidadão, entre outros temas, que a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e da Escola Municipal Darcy Ribeiro, recebeu na quinta-feira (17), o projeto Imersão no Direito na Escola. Mais de 60 estudantes de turmas do 9º ano participaram do momento de aprendizado, ministrado pelo advogado Lucas Andrade, presidente nacional do Direito na Escola e diretor educacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Minas Gerais (MG).

Servidores da Semed, que atuam nas áreas da educação e do direito, prestigiaram a aula modelo. O Programa Direito na Escola é desenvolvido em cidades do estado de Minas Gerais e tem 11 anos de existência. A iniciativa partiu de um grupo de advogados que viram a necessidade do ensino da Ciência Jurídica nas escolas públicas e privadas de Educação básica. 

Atenta aos ensinamentos, a estudante Débora Gomes revela os assuntos que mais chamaram sua atenção. “Foi bastante interessante, aprendi coisas novas, conteúdos que ainda não tinha visto, como os direitos e os deveres do cidadão, que de certa forma faz parte do nosso cotidiano”.

O palestrante, Lucas Andrade, destaca que o projeto vem para auxiliar e acrescentar ao aprendizado das crianças, adolescentes e jovens. “Imperatriz é a primeira cidade do Maranhão a receber o projeto do Ensino do Direito, em que trouxemos profissionais de Minas Gerais para contribuir com a temática.  Então, os resultados esperados contribuem para uma melhor convivência entre alunos e professores. Além de conscientizar os cidadãos mirins sobre seus direitos e deveres, e a participação nas instituições públicas”. 

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, pontua que a gestão municipal sempre abraça projetos que buscam atingir de forma satisfatória o crescimento dos estudantes. “É uma significativa contribuição para os nossos alunos, principalmente por ser uma temática de interesse público.  Então, é importante que os estudantes tenham contato com a área do Direito”.

O palestrante deixou uma indicação de leitura para os estudantes, do autor Jean-Jacques Rousseau, o livro “O Contrato Social”. 

Notícias