Notícias

NEGRITUDE

Escola Machado de Assis celebra Dia da Consciência Negra com atividades culturais e palestras

A programação contou com recitação de poemas, vestuários e acessórios da cultura negra e a culinária africana

Publicado em: 22/11/2022 por Letícia Holanda

Secretaria de Educação

Escola Machado de Assis celebra Dia da Consciência Negra com atividades culturais e palestras

Os alunos apresentaram danças do carimbó e capoeira, além da exposição de maquete na temática de cor e raça e alimentos da culinária africana. (Foto: Letícia Holanda)

Incentivando a propagação da cultura negro-africana, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a Escola Machado de Assis I, promoveu na segunda-feira (21), uma programação festiva em comemoração ao 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Em culminância a conscientização ao respeito à pessoa negra, foi desenvolvido do projeto Potências Negras Anos Finais.

As professoras Isaura Silva e Maria Luiza, representantes do Centro de Cultura Negra-Negro Cosme, prestigiaram o momento e fizeram relatos sobre a valorização e incentivo a propagação da cultura negro-africana.

Os estudantes participaram do evento e realizaram diversas apresentações culturais e artísticas. Dentre as ações desenvolvidas estão a exposição de modelos de máscaras na cultura afro-brasileira, homenagem às personalidades negras da cidade, recitação de poemas, desfile sobre a mulher africana e suas estampas, a moda brasileira, com turbantes, pulseiras e colares de diferentes cores.  


Os alunos apresentaram danças do carimbó e capoeira, além da exposição de maquete na temática de cor e raça e, expuseram alimentos da culinária africana. “A educação vem desenvolvendo ações dentro da grade curricular que incentive a visibilidade da cultura negra nas escolas”, pontua o secretário de Educação, José Antonio Pereira. 

A estudante Lays Lima Reis, do 8º ano, fala do significado desse momento. “É muito necessário esse evento celebrando nós negros. Uma luta nossa, histórica, em que precisamos bater no peito e dizer que os negros têm uma identidade. É uma luta diária por igualdade”.


A professora Isaura Silva revela o compromisso das escolas em celebrar o Dia da Consciência Negra. “Precisamos viver o amor, a união entre cores e raças. Quero parabenizar os alunos, os professores, a gestão da Escola Machado de Assis pelo trabalho brilhante que estão fazendo em prol da cultura negra. A união precisa prevalecer para construirmos uma sociedade mais fraterna e humana”.

Notícias