Notícias

INCLUSÃO SOCIAL

​​​​​​​Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência marca conscientização da luta anti-capacitista

O capacitismo gera barreiras à participação plena das pessoas com deficiência em todas as áreas da sociedade

Publicado em: 21/09/2023 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

​​​​​​​Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência marca conscientização da luta anti-capacitista

Evento foi realizado na APAE com apresentações culturais e abordou a temática, “Destruindo o capacitismo na sociedade”. (Foto: Kalyne Cunha)

Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) em colaboração com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), realizou roda de conversa com o tema, “Destruindo o capacitismo na sociedade”. Momento foi realizado na sede da APAE,no Alto da Boa Vista, e marca a construção de mobilização para a inclusão social de Pessoas com Deficiência (PcD), conscientização da luta anti-capacitista e celebração destes movimentos. Momento contou com a participação da gestão municipal e membros da sociedade civil organizada.

O Secretário de Desenvolvimento Social, Dorielton Xavier, com o intuito de garantir a inclusão social da comunicação para Pessoas com Deficiência, iniciou a descrição sobre si como características físicas e vestimentas. Ele destacou a importância de refletir e buscar novos caminhos como forma de divulgar a sensibilização por inclusão social e reiterou o compromisso da pasta com as Pessoas com Deficiência. “O significado da representação desse dia nos dá a oportunidade de reflexão sobre a importância da inclusão e da igualdade de direitos para todas as pessoas. Este é um momento para reafirmar o nosso compromisso com a promoção da inclusão social, da acessibilidade e da garantia de direitos para as pessoas com deficiência em nossa cidade”.

A coordenadora do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), Jacqueline Belchior, ressaltou que o evento teve objetivo de conscientizar família e amigos que a luta contra o capacitismo é diária e continua em todos os setores da sociedade, desde o governo até as empresas, instituições de ensino e a população em geral. “É um dia muito importante onde nos juntamos para mobilizar familiares, amigos, escolas e dizer que juntos, falando, conscientizando, somos mais fortes e iremos mais longe”. Pois o capacitismo gera barreiras à participação plena das Pessoas com Deficiência em todas as áreas da sociedade. Ela destacou que a barreira geográfica, da distância, do acesso à locomoção, são desafios enfrentados pela maioria dos PcD e que o apoio da família é muito importante para vencer a zona de conforto estabelecida.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Evandro Fernandes, relatou que o foco da ação é “organizar as entidades de pessoas com deficiência na cidade, partindo da perspectiva de que quando estamos ninguém nos negará nossos direitos! Não podemos deixar de lutar por nossos direitos, porque através da luta a gente os conquista. Acredito que com o diálogo se resolve muita coisa, a prova disso é esse evento que está sendo realizado, hoje, em parceria com a Sedes”.

Contundente, o presidente da APAE, José João, falou sobre a união das instituições para a mudança positiva de cenário. “Sinto falta da união de outras instituições! Nossa luta ainda está quebrada, mas quando nos juntarmos seremos fortes e será um rebuliço na cidade. Minha função na APAE é a luta pela garantia de direitos”, conclui.

Notícias