Notícias

BOLETIM

CRAM e Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto divulgam boletim dos atendimentos de dezembro de 2022

Principal queixa apresentada entre mulheres, após violência, foi o medo, com 27%

Publicado em: 05/01/2023 por Kalyne Cunha

Secretaria de Políticas para Mulher

CRAM e Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto divulgam boletim dos atendimentos de dezembro de 2022

Cram realizou 52 atendimentos no mês de dezembro. (Foto: Maira Soares)

Secretaria Municipal de Políticas para Mulher (SMPM), por meio do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), realizou 52 atendimentos no mês de dezembro, conforme o último boletim divulgado. Os números fazem parte do relatório quantitativo mensal da unidade, que contabiliza serviços realizados por equipe técnica como serviço social e psicológico.

Serviço social atendeu 11 mulheres, já a equipe técnica de psicólogos realizou 8 atendimentos iniciais e 25 retornos de meses anteriores. Das 33 mulheres atendidas, 16 retornaram ao tratamento, totalizando 49 atendimentos.

Sobre a saúde mental das mulheres atendidas, após sofrerem violência, 8 receberam acompanhamento psiquiátrico, 2 apresentaram transtorno afetivo bipolar, 4 transtornos de ansiedade, 5 transtornos depressivos e 2 com ideação suicida.

Em relação às principais queixas apresentadas, 27% das mulheres apontaram o medo; em segundo lugar, com 23%, sintomas depressivos; em terceiro lugar, com 21% diminuição da autoestima; e na sequência, com 17% alteração do sono, 15% ansiedade e estresse, 4% receio de recaída e ideação suicida e 2% dor de cabeça, perda de apetite, agressividade. 

Das 4 mulheres abrigadas na Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto, houve 4 novos atendimentos. Sobre o perfil etário desse público, variam entre idade mínima de 19 a 54 anos. Os tipos de violência cometida contra elas foram físicas, psicológica, moral e patrimonial e os agressores são ex-companheiros e vizinhos.

Notícias