Notícias

OPORTUNIDADE

Conservatório Dramático e Musical abre inscrições para novas turmas

Edital dispõe 195 vagas para alunos matriculados e egressos da Educação Básica

Publicado em: 13/01/2023 por Kalyne Cunha

Fundação Cultural de Imperatriz

Conservatório Dramático e Musical abre inscrições para novas turmas

Inscrições são para os cursos de violão, teclado, flauta doce, coral infantil, percussão, teatro, contrabaixo, violino e coral escola. (Foto: Maira Soares)

Processo seletivo para concessão de novas vagas nos cursos do Conservatório Dramático e Musical da cidade, é publicado nesta sexta-feira (13), por meio da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI). As 195 vagas ofertadas estão divididas entre os cursos de violão, teclado, flauta doce, coral infantil, percussão, teatro, contrabaixo, violino e coral escola.

Inscrições serão realizadas presencialmente de 16 a 19 de janeiro, das 8 às 14h, por formulário cedido pela instituição. Entre os pré-requisitos básicos para participar da seleção, os candidatos deverão estar matriculado ou ser egressos da educação básica. Ter no ato do curso idade completa, de acordo com requisito do curso e apresentar todos os documentos originais com cópia no ato da matrícula.

Será obedecido ao curso, turno e número de vagas disponibilizadas em cada turma. Vagas não ocupadas no prazo estabelecido, serão repassadas automaticamente para o próximo classificado até preencher o número total de vagas. 

“O Conservatório é um instrumento importante, pois difunde e fomenta nossa cultura por meio de uma Escola de Belas Artes completa para atender a comunidade. Nosso objetivo é contemplar e incentivar pessoas para que possam conhecer, se aprofundar e encantar pelas mais diversificadas formas de fazer cultura”, comentou Paulinho Lobão, presidente da Fundação Cultural de Imperatriz.

A seleção será por meio de audições realizadas pela banca avaliadora formada pelo corpo docente da instituição, no período de 23 a 26 de janeiro, das 8 às 14h. O processo de seleção de instrumentos e canto coral consistirá na realização de um teste de aptidão musical, teste rítmico e melódico, para identificar a musicalidade prévia do candidato. Para o curso de teatro, o candidato deverá escolher um dos textos disponibilizados no edital para interpretação. 

O resultado do processo seletivo será divulgado do 31 de janeiro, com validade de três meses, a contar pela data de divulgação, por meio de listagem nominais, organizadas por curso e turno, disponibilizadas para consulta no Instagram @conservatório.itz, @fci.itz e nos murais dos locais onde os cursos serão realizados.

O período de matrícula e entrega de documentação será de 1 a 9 de fevereiro, das 8 às 14h, por meio de procuração simples ou presencialmente no Conservatório Municipal Dramático e Musical, localizado na Rua Bom Jesus, n 589, Bairro Bom Sucesso. O diretor-executivo do conservatório, Charles de Oliveira, explica que “os candidatos convocados com matrículas fora do prazo estabelecido, estão automaticamente desclassificados e a vaga repassada para o próximo classificado até completar o número de vagas disponíveis”. 

Fica ao critério do Conservatório Municipal Dramático e Musical, adiar, cancelar ou remanejar turmas que não alcancem o número necessário de alunos matriculados para realização da turma. Sobre a quantidade de vagas ofertadas, os cursos de contrabaixo terá 10 vagas com turma no período da manhã e tarde; violão, teclado, coral infantil, percussão e violino terão 20 vagas, no turno da manhã e tarde. O curso de teatro terá o número de 25 vagas, no turno da manhã; flauta doce terá turma disponibilizada no período da manhã e tarde, com 30 vagas e coral escola, também, 30 vagas, no turno da tarde.

Para mais informações, confira o edital completo aqui!

Notícias