EDITAL CULTURAL
Conservatório Dramático e Musical abre inscrições para 295 vagas em cursos gratuitos
Seleção contempla crianças, adolescentes e adultos em cursos de música, teatro e coral; inscrições presenciais seguem até 10 de julho
Publicado em: 03/07/2026 por Ana Maria Nascimento

No Conservatório, os alunos desenvolvem habilidades musicais e teatrais ao longo de todo o ano. (Foto: Divulgação/FCI)
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), abriu inscrições para o processo seletivo que vai preencher 295 novas vagas no Conservatório Dramático e Musical de Imperatriz. As oportunidades são destinadas aos cursos gratuitos de Coral Escola (adulto e infantil), Flauta Doce, Percussão, Teclado, Sopro, Teatro, Violão e Violino. As inscrições serão realizadas presencialmente entre os dias 6 e 10 de julho, das 8h às 14h, na sede do Conservatório, localizada na Rua Bom Jesus, nº 589, no bairro Bom Sucesso.
Os cursos contemplam diferentes faixas etárias, com opções para crianças a partir de 7 anos, adolescentes e adultos. Ao todo, as vagas estão distribuídas entre os turnos matutino, vespertino e noturno, conforme o curso escolhido. Para participar da seleção, os candidatos devem atender aos requisitos previstos no edital, como a idade mínima exigida para o curso pretendido e a apresentação da documentação necessária no ato da matrícula. Menores de idade precisam estar matriculados na Educação Básica, e cada candidato poderá se inscrever em apenas um curso.
O coordenador de Cultura do Conservatório, Charles de Oliveira, orienta que os interessados acompanhem atentamente o cronograma do processo seletivo. “É estar atento aos prazos de inscrição, aos prazos de audição e demonstrar interesse de fazer o curso”.
Após o período de inscrições, os candidatos participarão das audições, que serão realizadas entre os dias 20 e 24 de julho, das 8h às 16h. A avaliação será conduzida por uma banca formada pelo corpo docente do Conservatório e consiste em testes de aptidão musical, percepção rítmica e melódica, com o objetivo de identificar a musicalidade dos candidatos. O resultado final será divulgado no dia 29 de julho, por meio dos perfis oficiais do Conservatório, da Fundação Cultural de Imperatriz e da Prefeitura de Imperatriz nas redes sociais.
Matrícula
As matrículas dos candidatos classificados acontecem nos dias 30 e 31 de julho, também na sede do Conservatório, e o início das aulas é dia 3 de agosto, com a realização de um aulão inaugural. No ato da matrícula, será necessário apresentar os documentos originais e entregar cópias dos seguintes documentos: documento de Identidade (RG), CPF e comprovante de residência.
Para quem pretende iniciar os estudos na área musical ou teatral, Charles de Oliveira destaca que a dedicação é um dos principais fatores para o aprendizado. “Quem sonha em aprender precisa se dedicar, acreditar no aprendizado e se esforçar a cada dia, porque a música contribui para o desenvolvimento cognitivo e emocional das pessoas. Todo mundo é capaz de aprender a tocar um instrumento e descobrir esse novo mundo da musicalização. Ninguém começa um projeto sabendo. Só o fato de querer aprender já contribui para o desenvolvimento do aluno”.
|
CURSO |
VAGAS |
TURNO |
TURNO |
IDADE |
|
Coral Escola |
20 |
----------- |
Noturno |
A partir de 15 anos |
|
Coral Infantil |
30 |
Matutino |
Vespertino |
De 07 a 13 anos |
|
Flauta Doce |
30 |
Matutino |
Vespertino |
De 07 a 13 anos |
|
Percussão |
40 |
Matutino |
Vespertino |
A partir de 10 anos |
|
Teclado |
30 |
Matutino |
Vespertino |
A partir de 12 anos |
|
Violão |
60 |
Matutino |
Vespertino |
A partir de 10 anos |
|
Violino |
40 |
Matutino |
Vespertino |
A partir de 12 anos |
|
Teatro |
15 |
----------- |
Noturno |
A partir de 15 anos |
|
Sopro |
30 |
Matutino |
Vespertino |
A partir de 10 anos |




