Notícias

ARTE

Conservatório de música gera oportunidades para crianças e adolescentes

Projeto beneficia mais de 100 alunos a cada semestre

Publicado em: 14/09/2023 por Denise Ribeiro

Fundação Cultural de Imperatriz

Conservatório de música gera oportunidades para crianças e adolescentes

Instituição contribui para que jovens desenvolvam seus talentos, com aulas e acesso aos instrumentos. (Foto: Patrícia Araújo)

O Conservatório de Música de Imperatriz dá oportunidades a crianças e adolescentes que sonham em viver da música, como é o caso do estudante de violino Flávio Alexandre, que gradualmente se apaixona mais ainda por essa arte. 

“Conservatório tem me dado muitas chances, já tenho maior afinidade com o violino e pude me apresentar em alguns locais da cidade, onde tiveram um público grande, o que me emocionou muito. Quanto mais o tempo passa, mais eu quero aprender e me aperfeiçoar para assim me tornar um músico de verdade, sinto que nasci para isso”, comenta o aluno.

Mas, a música é muito além de uma profissão. Para o professor Orgmar Siqueira, é uma terapia. A música em sua vida está presente profissionalmente desde os anos 2000, quando começou a atuar como educador. Vindo de uma família de músicos, ele conta sobre sua experiência na área, hoje no Conservatório de Música em Imperatriz. O brilho no olhar e o sorriso no rosto são notórios quando ele fala da música.

“Eu vivo a música, para mim é um prazer imenso está passando o pouco que sei para essas crianças e adolescentes, que serão o futuro do amanhã, os futuros músicos, que vão abrilhantar nossos eventos”, diz Orgmar. 

Ensinar música, essa é a paixão do professor Siqueira. Foto: Patrícia Araújo

Para Siqueira, a oportunidade de atualmente ainda estar em sala de aula, fazendo o que tanto ama, é uma grande satisfação.

Rita de Cássia, também estudante, começou o curso durante a pandemia da Covid-19, quando as aulas eram on-line. O primeiro passo foi aprender as notas, mas, por já ter tido aula de música antes, ela não teve tanta dificuldade, visto que o esforço e dedicação também são fatores importantes.

“Estou aqui há quatro anos e sou muito grata pela oportunidade de estar aqui. Eu me desdobrei bastante para evoluir, o amor pela música me ajudou muito. O aprendizado é ótimo”, conta.

O Conservatório de Música foi consolidado em Imperatriz em 2019, em parceria com a Prefeitura Municipal, Fórum de Justiça e Ministério Público, com a intenção de incentivar as manifestações culturais na cidade. Espaço é público e visa beneficiar a comunidade de forma geral. Hoje tem sete cursos ofertados, são eles: flauta, violão, percussão, contra-baixo, violino e o coral. Além disso, há também uma turma de teatro.

Alunos têm aulas de flauta. Foto: Patrícia Araújo. 

De acordo com o coordenador, Charles Oliveira, a sociedade imperatrizense abraçou o Conservatório. Sempre que são abertos os editais, muitas inscrições são feitas. Os editais são abertos por semestre, onde possuem o total de 120 vagas.

“Os cursos são bastante procurados, os alunos que entram aqui geralmente migram para os outros cursos, dependendo da vontade de cada um. Mas nosso objetivo é que façam todos os cursos ofertados”, diz Charles.

Ao final dos cursos muitos estudantes saem em busca de novas oportunidades. Alguns vão para as igrejas da cidade, cantar em corais, enquanto outros ousam e acabam montando suas próprias bandas.

 

Notícias