Conscientização

Desenvolvimento Social

Imperatriz celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

A data foi criada pela ONU para alertar a sociedade e romper preconceitos

Publicado em: 06/04/2017 por William Castro

Secretaria de Desenvolvimento Social

Imperatriz celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O seminário está na sexta edição e será promovido pela Prefeitura, por meio da SEDES e do CRPD, em parceria com a Clínica Mãe (Foto: Linair Sousa Soares)

Com objetivo de comemorar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, lembrado no último dia 2, será realizado neste sábado (8), um seminário sobre a “Inclusão Escolar” de crianças autistas em unidades de ensino regular, no auditório da Associação Médica. Os interessados devem se inscrever na Clínica Mãe, na Rua Alagoas, Bairro Juçara, e levar um brinquedo educativo para garantir a participação.

O seminário está na sexta edição e será promovido pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social – Sedes, do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência – CRPD, em parceria com a Clínica Mãe.

Para a coordenadora do CRPD, Jacqueline Belchior, o evento é relevante para divulgar e esclarecer mais sobre o autismo. “A pessoa com autismo tem direitos, ela pode se socializar. Nós precisamos conhecer mais sobre esse assunto para sabermos como lidar com pessoas que possuem e convivem com essa deficiência. Isso é inclusão”, ressaltou.

As palestras serão ministradas pelo neuropediatra Saide Vilas Novas, a fonoaudióloga Sheylla Rufhat Belchior, a psicopedagoga Cristiane Magnobosco, o terapeuta ocupacional Milton Bill de Albuquerque, a psicóloga Acácia Arruda Coelho e a coordenadora do CRPD, Jacqueline Rufhat Belchior.

O que é o Autismo?

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" - TEA. Existem vários níveis diferentes de autismo e os principais sintomas incluem fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem e dificuldades de relacionamento.

Conscientização