Notícias

ESPECIAL 2022

Compra direta pela Prefeitura beneficiou quase 200 agricultores ao longo do ano

O fortalecimento da agricultura familiar foi o principal objetivo da SEAAP, valorizando a zona rural e o Cinturão Verde

Publicado em: 23/12/2022 por Dema de Oliveira

Secretaria de Agricultura

Compra direta pela Prefeitura beneficiou quase 200 agricultores ao longo do ano

A secretaria desenvolve uma série da ações que valorizam o agricultor e incentivam a prática da agricultura familiar (Foto: Edmara Silva)

Entre as várias ações desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção (SEAAP), em 2022, está o Programa Alimenta Brasil (PAB), lançado com 197 agricultores, que promove a compra direta da produção agrícola pela prefeitura. O fortalecimento da agricultura familiar foi o principal objetivo do órgão municipal em 2022, tanto na zona urbana com o cinturão verde, quanto na zona rural.

O valor total de recursos permite que sejam comprados cerca de 5 mil reais em produtos de cada pequeno agricultor, cadastrado no PAB 2022. “Compramos o que é produzido pelo produtor local e doamos para o Banco de Alimentos do Município, para posterior doações aos setores da prefeitura, como escolas, hospitais e entre outros. Somos referência para todo o estado, pois somos os melhores executores do Alimenta Brasil em todo o Maranhão”, explica o Secretário de Agricultura Raimundo Nonato Gonçalves da Silva, o Raimundo Roma.

Nesse ano, o Centro de Difusão Tecnológica (CDT), da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção, alcançou extraordinários resultados no cultivo, manuseio e produção. A SEAAP, está à disposição da comunidade, com as doações de mudas de árvores diversificadas, e outras formas de assistência. O CDT, fez visitas às escolas, com orientações aos alunos sobre técnicas de manejo, cultivo e produção de hortaliças orgânicas.

Em 2022, a prefeitura por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção (SEAAP), que teve apoio da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), comemorou o Dia do Feirante, 25 de agosto, ocasião em que foi realizada uma programação especial. O evento que teve um momento de descontração, com música ao vivo e café da manhã, aconteceu na feirinha da Nova Imperatriz.

A SEAAP, por meio da prefeitura, brindou a população, principalmente dos povoados da zona rural, com vários poços artesianos em 2022. Uma das comunidades atendidas, foi o Imbiral. Agora são 33 poços artesianos.

Na tradicional Corrida 16 de Julho, em 2022, que comemorou os 170 anos de Imperatriz, a SEAAP, marcou presença. A chegada dos corredores ao fim da competição, em frente ao Complexo Esportivo Barjonas Lobão, foi regada pelas mais variadas frutas entregues pelos servidores da SEAAP, que serviram para auxiliar na recuperação de quem realizou o trajeto.

SEAAP, manteve atividades durante o tempo que durou a 52ª Exposição Agropecuária de Imperatriz, com exposição e distribuição de mudas de árvores frutíferas, arbóreas e algumas variedades de plantas. A produção delas, fazem parte das atividades desenvolvidas por meio do Centro de Difusão Tecnológica (CDT), que fabrica centenas de mudas por semana no local.

Uma ação positiva da SEAAP em 2022, foi quanto a fiscalização para o combate direto ao abate de animais para o consumo humano de forma clandestina, atividade conhecida por “boi na moita”.

Em 2022, coube à Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção, SEAAP, por meio do Mercado do Peixe, abrir a programação oficial da Semana Santa. A celebração da data contou com um suculento café da manhã, na sede do Mercado do Peixe, que contemplou comerciantes e clientes. Na ocasião, aconteceu apresentações musicais, e diversas ofertas em pescados e frutos-do-mar.

O Mercado do Peixe segue sendo um dos grandes investimentos da Seaap (Foto: Patrícia Araújo)

A SEAAP, desenvolveu também em 2022, o Projeto Agricultura nas Escolas, levando para as crianças e adolescentes, palestras sobre agricultura e preservação do meio ambiente. Os alunos das instituições também aprenderam na prática a cultivar e montar em conjunto as suas próprias hortas.

Em mais uma de suas ações em 2022, a SEAAP, representada pelo secretário Raimundo Nonato Gonçalves Silva, participou de uma reunião convocada pelo presidente do Sindicato Rural, Afonso Danda, que tratou da Feira do Pequeno Produtor. A SEAAP, deu total e irrestrito apoio logístico para a realização do evento, que está programado para acontecer em 2023, nas dependências do Parque de Exposição Lourenço Vieira da Silva.

Em 2022, foi adquirido um trator agrícola (gerico), que está servindo para os pequenos produtores no trabalho de preparação de suas áreas. Isso principalmente para aqueles que fazem parte do Cinturão Verde, que tem o apoio da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção. 

Notícias