Notícias

MEDIDA

Ciclo de ações da SMPM promove reflexão sobre a Lei Maria da Penha com alunos de faculdades

Trabalho leva informações sobre direitos básicos da mulher e números da violência doméstica

Publicado em: 28/09/2022 por Assessoria de Comunicação

Secretaria de Políticas para Mulher

Ciclo de ações da SMPM promove reflexão sobre a Lei Maria da Penha com alunos de faculdades

Palestras também abordaram sobre a rede de atendimento, números da violência e o acompanhamento psicossocial (Foto: Maira Soares)

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulher (SMPM), continua com os ciclos de palestras voltadas para temáticas importantes sobre os aspectos da Lei Maria da Penha, que completou 16 anos em agosto. Na oportunidade, a equipe esteve nas faculdades Facimp e Unisulma, onde foi debatido alguns tópicos importantes de proteção a mulher.

A secretária Eva Messias, pontua que as palestras foram realizadas com alunos do 10º período do Direito, e 8º período de Enfermagem, onde eles puderam conhecer um pouco mais sobre as inúmeras formas de violência praticada contra a mulher, seja ela no núcleo familiar, trabalho, ou na rua.

“Reforçar os direitos básicos da mulher que inclui, segurança, proteção, respeito, e dignidade, seja ela no aspecto familiar, na universidade, escola, no trânsito, na política, ou em qualquer outro lugar, é algo que deve ser debatido incansavelmente. Mulher merece ser tratada bem, ter o poder de escolha sem ser ameaçada ou morta, de trabalhar, de ir e vir sem medo, e é justamente sobre isso que enfatizamos nas nossas palestras, levando empoderamento e conhecimento”, afirma Eva.

A assessora Scarlat Carvalho, também participou do momento com os alunos, reforçando as leis de proteção à mulher, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica, além de estabelecer assistência e meios de proteção.

A secretária Eva Messias, destaca ainda, que além de reforçar sobre as leis, foi debatido também sobre os reflexos da violência na vida da vítima, frisando as redes de apoio disponibilizadas a essas mulheres, além de apresentação dos serviços e atendimentos ofertados pela SMPM, nos mais diversos núcleos.

Notícias