Casa do idoso

CUIDADO

Beneficiários da Casa do Idoso recebem orientação sobre uso racional de medicamentos

Oficina contou com palestras, análise de receitas e entrega de remédios

Publicado em: 02/03/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Beneficiários da Casa do  Idoso recebem orientação sobre uso racional de medicamentos

Ação contou com parceria de instituições de ensino. (Foto: Assessoria)

Foi realizada na manhã dessa sexta feira, 02, na Casa do Idoso Feliz, uma oficina sobre uso racional de medicamentos com oferta de teste de glicemia, aferição pressão arterial e orientações clínico farmacêuticas. Iniciativa faz parte do programa de assistência à terceira idade, da pela Secretaria Municipal de Saúde, Semus. Objetivo é fortalecer a rede de informações e facilitar o acesso aos remédios disponibilizados na rede pública.

As discussões são em torno do uso seguro da medicação. “Aqui damos dicas sobre forma correta de armazenar, como fazer para lembrar de tomar os remédios no horário determinado pelo médico e como descartar corretamente lancetas e tiras” – explicou a coordenadora da Central de Assistência Farmacêutica do Município, Bruna Castro. Segundo ela, foi ministrada também palestra sobre uso adequado de anti-hipertensivos, analgésicos, antitérmicos e insumos para tratamento do diabetes.

O encontro foi mediado por farmacêuticos e contou com a participação de acadêmicos da Devry Facimp e alunos da Nova Dinâmica. Além de ministrar palestra, profissionais conversaram individualmente com os idosos e entregaram medicação.  “Por meio dessas ações fazemos ainda o acompanhamento deles, pra ver quais os medicamentos estão tomando e se têm sobrecarga destes e, caso tenha, os encaminhamos ao médico que atende a Casa do Idoso, para reavaliação” – ressaltou Bruna.

O secretário municipal de Saúde, Alair Firmiano, ressalta que no envelhecimento, muitas doenças se desenvolvem devido à suscetibilidade natural do organismo. “A terapia medicamentosa, quando realmente necessária ao tratamento de algum estado do paciente idoso, deve ser aplicada com restrições e de forma individualizada, por isso essa iniciativa de orientá-los”, pontuou.

Casa do idoso