Casa do idoso

PALESTRA

Sedes leva orientações sobre alimentação saudável à Casa do Idoso Esperança

Mais de 100 idosos participaram da atividade de educação alimentar

Publicado em: 01/03/2019 por Maria Almeida

Secretaria de Desenvolvimento Social

Sedes leva orientações sobre alimentação saudável à Casa do Idoso Esperança

Incentivo de novos hábitos alimentares na terceira idade contemplou idosos do Parque das Estrelas e adjacências (Foto: Maria Almeida)

A convite da gestão da Casa do Idoso Esperança que atende a comunidade do Parque das Estrelas e adjacências, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da secretária de Desenvolvimento Social e nutricionista, Janaina Ramos, realizou uma palestra na manhã desta sexta feira, 01, para cerca de 150 idosos. Tipos de alimentos, horários e forma correta de administração das refeições foram abordados no encontro. 

“Nossa população tem um grande número de idosos e é responsabilidade dos nutricionistas fazer com que eles comam corretamente, como representante da Secretaria de Desenvolvimento Social e responsável por implementar políticas públicas para melhor a qualidade de vida, me sinto na obrigação de contribuir, passando informações para que eles consigam a longevidade. Me sinto feliz em fazer isso, ainda mais na comunidade da vizinhança onde eu meu criei”, informou Janaína, ao explicar que inciativa atendeu um convite da vereadora irmã Telma. 

Segundo ela, é importante redobrar os cuidados na alimentação nessa faixa etária quanto à qualidade e a quantidade das calorias consumidas, devido à diminuição do metabolismo e das atividades físicas. “Principalmente porque na terceira idade boa parte das pessoas são acometidas com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e colesterol alto, e a alimentação está diretamente ligada à prevenção e a ao tratamento dessas patologias”, acrescentou a nutricionista. 

Com base nas orientações, as refeições devem ser variadas e equilibradas. Dentre as dicas, foi ressaltada a necessidade de incluir cereais, bem como arroz com feijão pelo menos uma vez por dia, e inserir mais legumes, verduras e frutas como parte das refeições diárias. Ela pontuou também sobre a importância de se evitar refeições volumosas, pois é preferível comer menores quantidades e mais vezes ao dia, como também, estabelecer uma rotina de horários específicos para se alimentar. 

“Estive em outra palestra dada por ela lá na casa do idoso feliz e achei muito interessante, então pensei logo em realizar outra, para poder ajudar os idosos aqui da nossa casa, para que eles aprendam a comer melhor e tenham mais qualidade de vida”, disse irmã Telma. Ela pontuou ainda que a instituição atende cerca de 300 idosos dos bairros Parque das Estrelas, Vila Lobão, Vila Redenção, Brasil Novo, Vila Brasil, Vila Cafeteira, Vila Ipiranga e Ávila Madermina. 

O aposentado José Isidio Lima, morador da Vila Lobão  aproveitou para tirar dúvidas. “Eu tenho problemas no estômago e pensava que não poderia consumir limão, mas ela explicou que posso sim, observando a devida quantidade. E sobre a banana que sempre tive curiosidade, ela me esclareceu que a melhor para o consumo é a prata”, afirmou.

Casa do idoso