Casa do idoso

ASSISTÊNCIA

Casa do Idoso retoma atividades

Programa possui cerca de 1.200 cadastrados, com 250 atendimentos diários

Publicado em: 22/01/2018 por Léo Costa

Secretaria de Desenvolvimento Social

Casa do Idoso retoma atividades

Programa conta com cerca de 1.200 cadastrados, com atendimento diário de 250 idosos (Foto: Léo Costa)

A Prefeitura de Imperatriz retomou, nesta segunda-feira, 22, as atividades de 2018 da Casa do Idoso Feliz. Programação estava suspensa, devido ao recesso, desde o dia 15 de dezembro de 2017. Neste primeiro dia, foram desenvolvidas ações com foco no desenvolvimento da autonomia, sociabilidade da pessoa idosa e ofertados serviços na área da saúde.

“Essa parceria é importante, pois os alunos  aprendem com o convívio e passam a conhecer diversos tipos de assuntos relacionados à doença e à prevenção na terceira idade” – explicou Railton Lima, coordenação pedagógica da Escola de Qualificação Técnica de Enfermagem de Imperatriz, EQTEI.

O público-alvo da Casa do Idoso Feliz são pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de vulnerabilidade social, em especial, atendidos pelo Benefício de Prestação Continuada – BPC; membros de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda; idosos com convivência de isolamento por ausência de acesso a serviços e oportunidades de convívio familiar e comunitário, com necessidades, interesses e disponibilidade que indiquem a inclusão no serviço.

“Este ano continuaremos trabalhando para aprimorar, a cada dia, os serviços prestados aos membros da terceira idade. Essas ações fazem parte do fortalecimento das políticas voltadas para a pessoa idosa, no exercício da cidadania, visando à qualidade de vida” – frisou a coordenadora do programa, Alessandra Nobre.

Os integrantes da Casa do Idoso contam com um espaço para realização de atividades diversificadas. Dona Maria do Amparo Dias, 64, frequenta o local há quatro anos, após uma crise de hérnia de disco. No recesso aproveitou para visitar os filhos. "Estava ansiosa para voltar a participar da programação, que nos faz muito bem“ - destacou.


A Casa do Idoso Feliz, administrado através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes, possui cerca de 1.200 idosos cadastrados, com atendimento médio diário de 250 pessoas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h as 18, na Rua Rui Barbosa, nº 208, entre Rua Simplício Moreira e Rua Godofredo Viana – Centro, em frente à Prefeitura. Para se cadastrar é preciso a Carteira do Idoso, comprovante de endereço, Cadastro de Pessoas Físicas, CPF, e Carteira de Identidade.

Serviços ofertados

Ginástica e alongamento; Hidroginástica; Fisioterapia em grupo; Hidroterapia; Academia Popular; Alfabetização; Artesanato; Dança artística; Coral; Teatro; Devocional; Atendimento médico; e acompanhamento com equipe multiprofissional formada por assistente social, psicóloga, educador físico, fisioterapeuta, pedagogo e nutricionista.

Casa do idoso