Casa do idoso

SOLENIDADE

Aberta Semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Programação contou com apresentação de coral, momento devocional e palestras

Publicado em: 08/06/2018 por Léo Costa

Secretaria de Desenvolvimento Social

Aberta Semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Programação segue até 15 de junho, no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (Foto: Mariana Campos)

A Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes, começou na manhã desta sexta-feira, 8, a Semana de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Com o tema “Cuide de quem sempre cuidou de você”, solenidade foi realizada na Casa do Idoso Feliz, Centro.

Estiveram presentes o prefeito Assis Ramos; secretários municipais; vereadores; representantes da Defensoria Pública; Delegacia de Proteção ao Idoso; Conselho Municipal de Proteção ao Idoso; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Senac; Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Creas; coordenadores de programas de saúde e sociais; e alunos da Escola Municipal Renato Cortez Moreira.

Prefeito Assis Ramos destacou que um dos principais compromissos de sua gestão é com a pessoa da terceira idade. “Nossos idosos merecem ser tratados com muito carinho e amor. Já climatizamos a Casa e ainda vamos fazer muito mais, para oferecer mais conforto a eles.

Abertura contou com a participação do Canto Coral do Idoso do Centro de Referência de Assistência Social, Cras Bacuri, momento devocional e palestras. As ações estão sendo coordenadas pela Casa do Idoso Feliz, em conjunto com o Conselho Municipal de Proteção ao Idoso e Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Creas.

“Essa programação é uma convocação aos familiares, comunidade e todos os seguimentos da sociedade a refletirem sobre a importância da relação entre as gerações, como instrumento de educação para o envelhecimento e respeito à dignidade da pessoa idosa”, afirmou Alessandra Nobre, coordenadora da Casa do Idoso.

Levantamento feito pela ONU mostra que a violência contra a pessoa idosa consiste em ações ou omissões cometidas uma ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional, impedindo o desempenho de seu papel social.

Atividades seguem até 15 de junho, data que marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas, ONU; e Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, INPES.

Programação

09/06/2018 e 10/06/2018

Divulgação da Campanha nas Igrejas de Imperatriz.

11/06/2018 a 14/06/2018

Palestras para crianças; adolescentes, famílias e idosos sobre o enfrentamentamento e combate à violência contra a pessoa idosa. Tema: "Cuide de quem sempre cuidou de você."
Realizadas nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras), nos Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), nas escolas municipais e privadas.

11/06/2018

14h – Palestra: “Cuidado na Atenção Farmacêutica em Geriatria – Medidas Higiênicas Diabéticas, Síndromes Geriátricas e Polifarmácia, ministrada pela coordenadora da Central de Atendimento Farmacêutico, Bruna Castro.
Local: Casa do Idoso Feliz, Rua Rui Barbosa, nº 208, em frente à Prefeitura, Centro.

15h – “Cuide de quem Sempre cuidou de você”
Palestrante: Alessandra Nobre, coordenadora da Casa do Idoso Feliz
Apresentação: Companhia de Teatro da Casa do Idoso Feliz
Local: Cebama

12/06/2018

10h – “Tipologia intrafamiliar Contra a Pessoa Idosa”
Palestrante: Tipologia intrafamiliar Contra a Pessoa Idosa, ministrada pela assistente social Charlanny Caetano de O. Leite e acadêmicos da FACAM
Local: Casa do Idoso Feliz, Rua Rui Barbosa, nº 208, em frente à Prefeitura, Centro

13/06/2018

8h às 10h – Mobilização nas principais Avenidas da Cidade, com entrega de panfletos.
Locais: Praça do Bacuri, Praça Ferro de Gomar, Praça de Fátima, Av. Pedro Neiva de Santana, Av. Industrial e Bernardo Sayão.

9h – Sarau “Versos de Amor, Carinho e Amizade.” Academia Imperatrizense de Letras
Local: Casa do Idoso Feliz, Rua Rui Barbosa, nº 208, em frente à Prefeitura, Centro

16h – Palestra “Cuide de quem Sempre Cuidou de Você"

14/06/2018

10h – “Empoderamento da Pessoa Idosa”, ministrada pela Profª Me. Dyllean de Cássia Silva e acadêmicos da Faculdade Pitágoras
Local: Casa do Idoso Feliz, Rua Rui Barbosa, nº 208, em frente à Prefeitura, Centro

16h – “Cuide de quem Sempre Cuidou de Você”
Palestrante: Alessandra Nobre, coordenadora da Casa do Idoso Feliz.
Local: Escola Municipal Renato Cortez Moreira

15/06/2018

8h – Caminhada para o Ato Público na Praça de Fátima.

8h30 – Abertura do Ato Público com a Banda do 50ºBIS.

9h – Apresentação da Quadrilha Junina da Casa do Idoso

9h30 – Encerramento do Ato Público com apresentação do Coral da Casa do Idoso

10h – Apresentação de Balé de Idosos do Cras Cafeteira
Local: Praça de Fátima

Casa do idoso