CAMPANHA
"Carnaval da Prefs 2025" terá ponto de atendimento à mulher com apoio e conscientização
Espaço dedicado à prevenção e suporte imediato para reforçar a segurança e combater a violência de gênero durante os dias de folia
Publicado em: 20/02/2025 por Matheus Cardoso Lima
A prioridade é garantir que todas as mulheres se sintam seguras e amparadas durante a festa (Foto: Assessoria)
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher, vai promover, durante o carnaval, um ponto de apoio à mulher nos quatro dias de folia. O município reforça seu compromisso com o enfrentamento à violência contra a mulher, por meio de campanhas educativas e de apoio direto às vítimas. Este ano, a campanha #carnavalsemassedio terá como tema central, a conscientização sobre consentimento e respeito, especialmente em um ambiente festivo onde a violência de gênero pode ocorrer de forma mais prevalente.
As ações da Secretaria não se limitam à festa. O objetivo é sensibilizar a sociedade de forma contínua, mostrando que a violência contra a mulher não tem espaço em nenhuma ocasião e que atitudes de respeito devem ser uma prática diária. A campanha reafirma a importância do consentimento em qualquer situação e reforça que a mulher tem o direito de dizer não, independentemente do contexto.
Espaço Seguro para Mulheres
A grande novidade para esta edição é a instalação de um Ponto de Apoio no local do evento. Este espaço será dedicado ao atendimento exclusivo das mulheres, oferecendo suporte imediato para as vítimas de qualquer tipo de violência, seja física, sexual ou psicológica. Profissionais treinadas estarão disponíveis para acolher, orientar e garantir que cada mulher receba o atendimento necessário com discrição e empatia.
Além do suporte no ponto de apoio, serão distribuídos folhetos, ventarolas e botons. O material conterá orientações sobre como identificar e agir diante de situações de violência. A iniciativa visa informar as mulheres sobre seus direitos e os canais de denúncia disponíveis, além de promover uma reflexão sobre o respeito ao corpo e aos direitos das mulheres.
Dados revelam que, em 2024, o ‘Ligue 180’ registrou um aumento de 38,8% no número de denúncias, com um total de 46 feminicídios registrados no estado. O estado oferece o aplicativo ‘Mulher Segura’, que serve para amparar as mulheres inseridas na Lei Maria da Penha. Para estar no banco de dados do aplicativo, basta que a vítima registre uma ocorrência de violência e solicite medida protetiva.
A secretária de Políticas Públicas para a Mulher, Liana Melo, revela que, pela primeira vez, haverá um espaço — uma sala lilás — no carnaval. “É uma sala de atendimento exclusivo para a mulher que se sinta ameaçada ou assediada e que terá um profissional especializado perto para atendê-la em qualquer horário durante o evento. Diante de alguma necessidade, essa mulher terá um acompanhamento pós-evento, dentro do centro de referência ao atendimento de mulheres vítimas de violência. Além disso, a prefeitura estará disponibilizando os banheiros do centro cultural, com entrada pela Rua Coronel, com quatro banheiros exclusivos, com chuveiro e espelho, sendo de uso exclusivo das mulheres. Elas não precisarão depender de banheiros químicos”, concluiu a secretária.
O carnaval é um momento de celebração, mas também de vulnerabilidade para muitas mulheres. Por isso, é prioridade garantir que todas se sintam seguras e amparadas durante a festa. A Prefeitura de Imperatriz ressalta a importância de ações de combate à violência e convida todas as pessoas a se unirem a essa causa, fazendo do carnaval um espaço de alegria, respeito e igualdade.