Meio Ambiente
Bliz educativa chama atenção de público do comércio local no Dia da Árvore
Além de doação de mudas, os transeuntes receberam orientações sobre preservação e cuidados
Publicado em: 22/09/2023 por Sara Ribeiro
Em comemoração ao Dia da Árvore, 21 de setembro, várias unidades de ensino da rede pública trabalharam a data com ações lúdicas, orientações e atividades práticas. Dentre elas, a Escola Municipal Princesa Isabel promoveu uma distribuição de mudas no Timbira Shopping.
Com auxílio do Programa Meu Ambiente, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), os estudantes puderam apresentar ao público do local, formas de preservação, plantio, especificidades sobre a espécie doada e orientações para os cuidados com a natureza de forma geral.
O secretário de Educação, José Antonio Pereira, parabeniza a iniciativa. “É mais uma ação pedagógica e de cunho social promovida pela Prefeitura, por meio da Semed, a fim de retomar uma pauta tão importante que é a preservação do meio ambiente. Sabemos que os únicos prejudicados somos nós com a falta de zelo, então é necessário a preservação, o plantio e o cuidado com todos”.
Diante das mudanças climáticas vividas em todo o mundo, em especial, no país, com a onda de calor que atinge diversos estados brasileiros, nada mais oportuno que enfatizar sobre a função das árvores nesse momento.
A aluna Lara Kethlly Dias, do 3º ano, destaca a aprendizagem adquirida durante o andamento do projeto com visitas ao viveiro municipal e dos encontros na escola. “Esse momento tem sido muito legal, pois aprendemos que as árvores purificam o ar, deixa mais limpo. Também temos que ter cuidado com as árvores, pois sem elas, a gente não seria nada”.
De passagem pelo local, Florismar Honda, observa que a ação lhe chamou atenção, pois não sabia que a data comemorava o dia da árvore. “Tive a curiosidade de perguntar qual o objetivo dessa ação. E é algo muito importante para que as pessoas tenham a conscientização de cuidar do meio ambiente, principalmente agora que as temperaturas estão muito altas e o calor está insuportável e estou levando uma muda de ipê”