Notícias

SEGURANÇA VIÁRIA

Blitz educativa orienta motoristas sobre direção defensiva na Avenida Pedro Neiva de Santana

Agentes de trânsito alertaram sobre limite de velocidade, dispositivos de segurança e sinalização viária

Publicado em: 17/01/2023 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Blitz educativa orienta motoristas sobre direção defensiva na Avenida Pedro Neiva de Santana

Agentes de trânsito reforçam ações de conscientização de condutores de veículos na Avenida Pedro Neiva de Santana em Imperatriz (Foto: Gil Carvalho)

Terça-feira (17) começou com blitz educativa na Avenida Pedro Neiva de Santana, em frente à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), na Vila Redenção I, em Imperatriz. Medida teve objetivo de orientar motoristas sobre direção defensiva, principalmente em relação ao limite de velocidade, dispositivos de segurança e sinalização viária.

Terezinha Miranda, coordenadora de Educação para o Trânsito, destacou que a mobilização marca a retomada das atividades deste ano que aborda o tema “No trânsito, escolha a vida”, lançado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). “Temos trabalhado a questão dos cuidados dos pedestres e motoristas para que cumpram a velocidade determinada na via, pois o excesso pode causar sinistro de trânsito até mesmo fatalizando pessoas”, disse.

Segundo ela, a blitz educativa foi realizada em frente a uma das lombadas, construída recentemente pela equipe de engenharia de trânsito e tráfego da Setran, no sentido de reduzir ocorrências provocadas por excesso de velocidade na movimentada Avenida Pedro Neiva de Santana. “É preciso conscientizar os condutores de veículos, pois ele decide em escolher a vida dele e dos transportados; motorista consciente pratica a velocidade da via para que não aconteça acidentes”, diz.

Miranda observa que “a vida é sempre mais importante que a alta velocidade, principalmente neste perímetro da rotatória até a entrada da Vila Lobão, em que motoristas desenvolviam velocidade acima da permitida na Avenida Pedro Neiva de Santana”.

O agente de Trânsito, Demis Barros, explica que “a blitz educativa busca melhorar as condições de todos os motoristas que trafegam pela Avenida Pedro Neiva de Santana, visando reduzir, ao máximo, o índice de acidentes devido ao intenso fluxo de veículos na via. O secretário Leandro Braga tenta reduzir os sinistros nessa via com a construção dos redutores de velocidade, e nós estamos tentando conscientizar a população a andar de forma mais segura para todos”, concluiu.

CONFIRA DICAS DE DIREÇÃO DEFENSIVA E PREVENTIVA

1 – Redobre a atenção na via, principalmente em dias de chuva

2 – Fique de olho no comportamento do veículo

3 – Mantenha distância do veículo à frente

4 – Respeite a sinalização viária (sempre!)

5 – Tenha cuidado nas ultrapassagens

6 – Faça revisões periódicas no veículo

Notícias