Notícias

MOBILIZAÇÃO

Baile das Princesas encerra atividades do Outubro Rosa

Noite marcada por música ao vivo, apresentação das princesas, sorteio e entrega de brindes

Publicado em: 31/10/2022 por Viviane Reis

Secretaria de Saúde

Baile das Princesas encerra atividades do Outubro Rosa

Evento arrecadou alimentos, que serão destinados ao Instituto Amar Mais e Ampare (Foto: Edmara Silva)

Com o Baile das Princesas, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), encerrou as atividades da Campanha Outubro Rosa no município. A ação reuniu pacientes em tratamento contra o câncer, familiares das pacientes e servidores, com objetivo principal de arrecadar alimentos, que serão destinados ao Instituto Amar Mais e Ampare. 

A noite, marcada por música ao vivo, apresentação das princesas, sorteio e entrega de brindes, foi o encerramento do mês de conscientização sobre o câncer de mama, mas também celebração da vida. “Esses momentos são importantes, porque a nossa estima vai lá embaixo e juntas nos fortalecemos. Estamos aqui também para dizer que o diagnóstico não é sentença de morte”, declarou Rita Maria, que está em tratamento de câncer.

Durante todo o mês, a Prefeitura descentralizou os serviços de saúde para levar atendimentos ao maior número de pessoas. “Foram diversas ações com o alerta da importância da prevenção, da ida regular ao médico e do diagnóstico precoce do câncer, além da realização de exames e agendamentos da mamografia. As nossas ações continuam durante todo ano, independentemente das campanhas”, explicou o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

A coordenadora da Oncologia do Município, Vilenice Batista, destaca que a campanha atingiu o objetivo principal que foi alertar e ajudar pacientes em tratamento de câncer em Imperatriz. “Além disso, teve a parte social que foi a arrecadação de alimentos em duas grandes ações que tivemos. No pedal solidária arrecadamos uma tonelada e meia de alimentos e no baile 600 quilos de alimentos, somando são mais de duas toneladas de alimentos entregues aos dois institutos”, relata.

Campanha

Com o tema “Um mês para lembrar, um ano para cuidar”, Outubro Rosa objetiva alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, que é o tipo mais comum no Brasil, depois do câncer de pele, e também é o que causa mais mortes por câncer em mulheres, segundo o Instituto  Nacional de Câncer (INCA). 

Dados do instituto mostram, também, que em 2022 são 66.280 casos novos estimados da doença. A estatística aponta ainda que o câncer de mama causou, infelizmente, 17.825 mortes no ano de 2022.

Em Imperatriz, os dados do setor de Oncologia do Município, até setembro deste ano, registrou  76 casos positivos de câncer de mama. O relatório aponta ainda que 106 estão esperando o resultado de biópsia e exames complementares.

Notícias