Notícias

AÇÃO

Atendimento odontológico individualizado é realizado em pacientes do Socorrão e Socorrinho

A ação ocorre nas enfermarias do hospital com instrução de higiene oral, limpeza, tratamento restaurador traumático e outros

Publicado em: 06/05/2022 por Viviane Reis

Secretaria de Saúde

Atendimento odontológico individualizado é realizado em pacientes do Socorrão e Socorrinho

Os pacientes das enfermarias do Socorrão e Socorrinho de Imperatriz passaram ainda por avaliações de outros problemas bucais. (Foto: Maira Soares)

Pacientes internados no Hospital Municipal de Imperatriz adulto e infantil (HMI- Socorrão e HMII/Socorrinho) recebem atendimento odontológico individualizado de forma contínua de segunda a sexta-feira. A ação objetiva a prevenção de agravos e a melhora da condição sistêmica do paciente, diminuindo a existência de infecções respiratórias. Dentre as ações realizadas, estão a instrução de higiene oral, raspagem (limpeza), tratamento restaurador traumático (ART) e escovação supervisionada.

A coordenadora da Odontologia do hospital, Amanda Tomich, destaca a importância desse tipo de assistência aos pacientes, principalmente, no ambiente hospitalar. “Fazemos promoção de saúde bucal de forma humanizada, respeitando a individualidade do paciente, o quadro clínico”, destacou.

Os pacientes das enfermarias do Socorrão e Socorrinho de Imperatriz passaram ainda por avaliações de outros problemas bucais. Por exemplo, presença de cárie, doença periodontal, mobilidade dentária, próteses mal higienizadas e outros. “Nesses atendimentos, tivemos a parceria dos estudantes de odontologia do 10º período da faculdade Anhanguera, sempre supervisionados por cirurgiãs-dentistas”, explicou o diretor do Socorrão, Vitor Pachelle.

"Mais do que tratar, esse trabalho com as crianças visa prevenir problemas bucais, sem contar que esse conhecimento da forma correta, principalmente, da escovação é levado para o lar, assim propagando a informação", comentou Rosilene Lima, diretora do Socorrinho. 

"Com a ação, já é possível verificar melhora no hábito de higiene bucal dentro do hospital, assim, havendo redução no biofilme dentário, consequentemente menos infecções derivadas da microbiota bucal", é o que ressalta a coordenadora de odontologia.

“Nós temos feito diversas ações no sentido de melhorar nossos atendimentos. Este é mais um exemplo e vamos continuar trabalhando arduamente para avançar muito mais na saúde de Imperatriz. Somos um hospital referência, com desafios, mas estamos avançando”, ratifica Alcemir Costa, secretário de Saúde. 

Notícias