Atenção básica

SERVIÇOS

Programa Consultório na Rua atende internos da Fazenda Esperança

Programa realizou atendimentos em junho a internos de três entidades e do Centro Pop

Publicado em: 01/07/2020 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Programa Consultório na Rua atende internos da Fazenda Esperança

Profissional do programa Consultório na Rua imuniza interno contra a gripe. (Foto: Maira Soares)

A Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio do Programa Consultório de Rua, realizou na terça-feira, 30, ação especial voltada aos internos da Fazenda Esperança, entidade ligada à Diocese de Imperatriz, que cuida de dependentes químicos. Com essa, chega a três o número de entidades deste público e o Centro Pop visitadas pelos profissionais em junho.

Na Fazenda Esperança, situada no Povoado Coquelândia, os profissionais do programa aplicaram a vacina contra a Influenza nos 12 internos. A data da imunização foi coincidentemente o último dia da campanha da vacinação contra Influenza para o público-alvo do grupo 2.

Além da Fazenda da Esperança, em junho a equipe do Consultório de Rua coordenado pela enfermeira Flávia Silva, realizou atendimentos no projeto Fazenda Renascer, Casa do Filho Pródigo e Centro Pop. Este último integra as ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes, e atua no acolhimento de pessoas em situação de rua.

“No Centro Pop o médico atendeu todos os pacientes, em torno de quinze, sendo que alguns estavam gripados”, ressaltou Flávia Silva.

O que é a Fazenda Esperança

A Fazenda Esperança é uma entidade da Igreja Católica que acolhe e trata de homens dependentes químicos. No local, os internos recebem assistência espiritual e desenvolvem atividades como cultivo de horta, bolos, doces e outros serviços que fazem parte do processo de recuperação. 

O que é o programa consultório na rua

O programa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Imperatriz e Governo Federal. Equipe de profissionais é composta por médico, enfermeira, técnica em enfermagem, psicólogo, assistente social, agente social e pessoas de apoio. Iniciativa realiza rondas na cidade no período da noite, entre segunda e quinta-feira, levando atendimentos de saúde, orientação, preservativos entre outros ao público-alvo.

Atenção básica