Atenção básica

SETEMBRO AMARELO

Agentes Comunitários da UBS Vila Macêdo participam de capacitação sobre saúde mental

Programação faz parte da campanha de valorização da vida

Publicado em: 25/09/2020 por Regilson Borges

Secretaria de Saúde

Agentes Comunitários da UBS Vila Macêdo participam de capacitação sobre saúde mental

Agentes Comunitários de Saúde puderam entender o protocolo de atendimento aos pacientes com transtornos mentais (Foto: Ariel Rocha)

A tarde de quinta-feira, 24, foi diferente para os Agentes Comunitários de Saúde, ACS, da Unidade Básica de Saúde da Vila Macêdo. Em momento descontraído e de muito aprendizado, a troca de experiências sobre o protocolo de atendimento às pessoas que possuem transtornos mentais foi tema do bate papo sobre saúde mental.

Com a participação de uma psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, NASF, e das servidoras da Rede de Saúde Mental da Prefeitura de Imperatriz, profissionais puderam esclarecer as dúvidas sobre como encaminhar os pacientes que possuem algum tipo de transtorno mental, e qual o tratamento adequado para cada caso.

A psicóloga do NASF, Silvana Ferreira, levou casos clínicos para os ACS analisarem cada situação, e depois debaterem sobre as soluções de cada atendimento. “Nós realizamos uma oficina de manejo, ao cuidado da pessoa em risco de suicídio. Já fiz essa oficina na UBS Boca da Mata, e estou fazendo agora aqui também. O objetivo é que os profissionais possam acolher as pessoas em risco da melhor forma possível”.

Silvana também compreende que esses profissionais estão dentro da comunidade, conseguem identificar alguma pessoa com sintomas de depressão, por exemplo. “Esse profissional precisa ter sua segurança. Quando se fala em suicídio, as pessoas têm receio. Alguns se sentem inseguros ao falar sobre isso, o que é intrínseco ao ser humano”, ressalta.

Para a auxiliar de enfermagem da UBS da Vila Macêdo, Maria Pereira, os aprendizados da oficina sobre o cuidado e acolhimento do paciente foram fundamentais. “Saber reconhecer e não julgar, além de saber como encaminhar essa pessoa da forma correta é essencial”.

Enfermeira da saúde mental há 12 anos, Gleiciane Feitosa, ressalta a novidade da campanha Setembro Amarelo, que é justamente o diálogo com os Agentes de Saúde. “Esse ano a campanha tem o enfoque de falar sobre a rede de atenção de cuidados, o CAPS, e temos observado que os ACSs estão satisfeitos, porque temos uma demanda grande de pessoas em sofrimento psíquico. Então a nossa vinda até aqui, explicando como funciona a rede de saúde mental, é muito esclarecedora”.

Atenção básica