Notícias

CONSCIENTIZAÇÃO

Alunos da primeira infância recebem orientações sobre Trânsito Seguro

Objetivo é conscientizá-los e reduzir índices de acidentes em Imperatriz

Publicado em: 17/10/2022 por Gil Carvalho

Superintendência de Trânsito

Alunos da primeira infância recebem orientações sobre Trânsito Seguro

Palestra foi ministrada por instrutores da Setran (Foto: Maira Soares)

Os alunos da Escola Castelo do Saber, situada na Rua Dom Pedro I, no Bacuri, participaram nesta segunda-feira (17) de palestra educativa sobre Trânsito Seguro. Atividade teve objetivo de conscientizá-los sobre alguns itens do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Medida visa reduzir os índices de sinistros por atropelamento de trânsito em Imperatriz.

Palestras estão sendo ministradas por instrutores do Departamento de Educação para o Trânsito, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran). Ação tem sido intensificada nas unidades escolares públicas e privadas; empresas e instituições.

“Temos orientado que crianças menores de 10 anos devem ser transportadas no banco de trás e com cinto de segurança. Já de 1 a 4 anos de idade, devem ir na cadeirinha, fixada no banco traseiro do veículo, virada de frente para o motorista”, observa Teresinha Miranda, coordenadora de Educação para o Trânsito.

Para os de 4 a 7 anos e meio de idade, ela diz que é feito o uso de assento de elevação, no banco traseiro, permitindo o posicionamento correto do cinto de três pontos sobre o peito e os quadris da criança. Além disso, crianças foram orientadas na palestra que ao andar de bicicleta, que seja somente com a supervisão de um adulto.

Miranda observa ainda que o artigo 74, do Código de Trânsito Brasileiro, disciplina que “a educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do sistema nacional de trânsito”.

“As crianças compreendem a mensagem repassada pela nossa equipe e aplicam no dia a dia, tornando-se multiplicadores de informações aos familiares e amigos, transmitindo o que aprenderam em sala de aula sobre o tema educação para o trânsito”, concluiu.

Notícias