Notícias

MONITORAMENTO

“Ainda não é hora de voltar”, alerta Defesa Civil

Mesmo com a diminuição de dois metros no nível do Rio Tocantins, autoridades alertam que o momento pede cautela

Publicado em: 21/01/2022 por Islene Lima

Superintendência de Defesa Civil

“Ainda não é hora de voltar”, alerta Defesa Civil

As equipes da Defesa Civil estão preparadas para atuarem no que for necessário para reparos e demais atendimentos a população (Foto: Maira Soares)

O nível do Rio Tocantins segue baixando, estando atualmente com oito metros acima do considerado normal. De acordo com a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec), nas últimas 48 horas, o rio baixou dois metros, entretanto os órgãos responsáveis alertam que o momento requer cautela. Só a partir de segunda-feira (24), que o Município, dependendo do nível do Tocantins, irá começar a viabilizar o retorno das famílias ribeirinhas.

O superintendente Josiano Galvão, explica que apesar da baixa rápida do Rio Tocantins, as chuvas que ocorrem principalmente no Goiás e Tocantins ainda estão intensas, por isso é necessário mais um pouco de paciência. Ele enfatiza também, que a limpeza dos pontos alagados já foram iniciadas pelo município. 

“Graças a Deus o nosso Rio Tocantins está baixando, já temos alguns pontos secos, porém bairros como Caema, Leandra, Colina Park, entre outros, ainda estão com um volume alto de água, diante disto, pedimos calma às famílias que desde quinta-feira já se mobilizavam para o retorno. Sei que todos estão ansiosos para voltar para casa, porém é necessário que a população aguarde mais um pouquinho, até que tudo esteja adequado e seguro”, afirma Josiano.

O boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), informa que atualmente mais de 450 famílias encontram-se desabrigadas ou desalojadas. Os abrigos estão localizados no Parque de Exposição; Fonte de Vida; Escola Governador Archer; Escola Tiradentes II; Igreja São Sebastião; Nova Vida; Frei Manoel Procópio; Igreja Cristo Salvador; Quadra da Caema; Vovó Suely;

A Defesa Civil continua com o trabalho de monitoramento dos pontos alagados prestando todo apoio às famílias desabrigadas e desalojadas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta laranja para as próximas horas, em Imperatriz e municípios vizinhos, com previsão de chuva de 20 e 30mm ou 50mm/dia, e ventos intensos de 40-60km/h. Iniciando hoje (21), com validade até sábado (22), às 10h.

Notícias