INCLUSÃO SOCIAL
Ação comunitária na Vila Davi II fortalece vínculos familiares e sociais
Evento realizado no domingo foi resultado da parceria entre Prefeitura e Colégio Adventista
Publicado em: 18/09/2023 por Kalyne Cunha
Neste domingo (17), a Prefeitura de Imperatriz, em articulação com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Secretaria de Saúde (Semus), em parceria com o Colégio Adventista, realizou ação comunitária no polo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), na Vila Davi II. Evento teve como público-alvo famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o SCFV, com atividades socioeducativas e socioassistenciais, acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Bacuri.
O secretário de Desenvolvimento Social, Dorielton Xavier, ressaltou a importância da ação para as famílias assistidas pelo PAIF e pelo SCFV para comunidades afastadas do centro da cidade ao promoverem a inclusão social, o fortalecimento de vínculos comunitários e familiares, a prevenção de situações de riscos, a promoção do desenvolvimento humano, o empoderamento das famílias, melhoria das condições de vida, a integração comunitária e o cumprimento das políticas públicas.
Entre os serviços ofertados estava o atendimento com dentista e com médico pediatra, além de brindes e 20 cestas básicas. A Semus fez aferição de pressão e a atualização vacinal de crianças e adultos; a Sedes esteve presente com o CRAS no cadastro e atualização do CadÚnico, Programa Criança Feliz (PCF) responsável pela recreação com as crianças, Selo Unicef com fortalecimento da ação com palestra voltada ao Setembro Amarelo, SCFV com articulação e lanche.
A articuladora do Selo Unicef, Mikaelly Santos, explica que o fortalecimento da ação se deu pelo resultado sistêmico 5, o qual é o desenvolvimento integral, saúde mental e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década de vida. “Participamos com o apoio psicossocial com os profissionais da saúde, da educação social, da assistência e saúde mental, onde trabalhamos palestra voltada a temática do Setembro Amarelo”, diz.
A coordenadora do CRAS Bacuri, Andessandria Elizeu, explicou que a parceria entre a Sedes e a escola amplia a oferta de serviços. “Ao estabelecer parceria com organizações provadas, é possível expandir a gama de serviços disponíveis, oferecendo um suporte mais abrangente às pessoas em situação de vulnerabilidade”, comenta.
A coordenadora da Proteção Social Básica, Charlanny Caitano, afirma que “as ações coletivas e comunitárias estão entre os Serviços de Proteção e Atendimento Integral as famílias, executadas pelos CRAS, cujo objetivo é fortalecer a matricialidade sociofamiliar. Ou seja, atender à necessidade das famílias, seus membros e indivíduos, segundo a oferta de serviços socioassistenciais, para prevenir, proteger, promover e incluir seus membros nos diversos serviços ofertados pela Política de Assistência Social, garantindo condições de sustentabilidade".