Notícias

CAMPANHA

Abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito ocorreu na escola Santa Maria

Prefeitura realiza ações educativas para melhorar a segurança de condutores e pedestres nas ruas e avenidas

Publicado em: 19/09/2022 por Islene Lima

Secretaria de Trânsito e Transportes

Abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito ocorreu na escola Santa Maria

Iniciativa foi criada pela Lei 9.503/97, sendo comemorada oficialmente todos os anos, de 18 a 25 de setembro (Foto: Patrícia Araújo)

As ações da Semana Nacional de Trânsito foram antecipadas em Imperatriz, e hoje, 19 de setembro, ocorreu a abertura oficial na Escola Municipal Santa Maria, na Nova Imperatriz. A campanha acontece em todo o país, e visa promover atividades educativas, estimulando condutores, pedestres e passageiros a seguirem os termos de segurança.

A Semana Nacional de Trânsito, foi criada pela Lei 9.503/97, sendo comemorada oficialmente todos os anos de 18 a 25 de setembro. Em Imperatriz, a campanha iniciou no dia 12 de setembro, isso devido ao cronograma extenso do órgão que oferta palestras, blitz, reuniões em empresas, além de ações nas principais vias da cidade.

Na solenidade de abertura, o secretário Leandro Braga, abordou sobre a importância da campanha. Ele destaca que no decorrer de cada campanha, muita coisa se renova, isso devido à tecnologia que é uma aliada nas atuações de conscientização com relação ao papel de cada um no trânsito.

Material educativo distribuído nas ações da Setran. (Foto: Patrícia Araújo) 

“Nós queremos agradecer imensamente o trabalho desenvolvimento pela equipe de Educação para o Trânsito da Setran. Esse trabalho feito por dona Terezinha me deixa bem confortável e tranquilo, pois sei o que ela faz, é muito bem feito, pois tem uma equipe que dispensa comentário. Queremos agradecer a todos vocês”, frisou o Leandro Braga.

Na ocasião, o secretário interagiu com as crianças sobre temas relacionados ao limite máximo de velocidade do veículo no perímetro urbano; semáforos e travessia segura na faixa de pedestres em Imperatriz. “Já tivemos registro de ocorrência de motoristas a 120 km/h na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa. Isso não pode! A função do radar é para identificar esse tipo de infração”, explicou.

Leandro Braga ressaltou que “a Educação para o Trânsito" para crianças, não é a longo prazo, mas a curto, médio e longo, ao citar o exemplo do seu filho que busca sempre orientar o pai quando está no trânsito. “Esse trabalho de educação que a gente faz com as crianças serve a curto prazo”, pontuou.

A coordenadora de Educação para o Trânsito, Terezinha Miranda, conclamou a todos a participar das ações alusivas à Semana Nacional de Trânsito com objetivo de implantar mudança de comportamento com foco na redução de sinistros e vítimas nas ruas e avenidas em Imperatriz. “De forma intensa, estamos fazendo esse trabalho com palestras, distribuição de panfletos, blitz e orientações a motoristas e pedestres”, completou.

O aluno Rafael Nunes Abreu, do quinto ano do ensino fundamental, considerou importante o evento, que servirá para reforçar e conscientizar motoristas e pedestres no trânsito da segunda maior cidade do Maranhão. “Nós temos repassado para nossos pais e amigos dispensar maior atenção no trânsito, a sinalização, não usar celular no trânsito e não dirigir alcoolizado”, contou.

Alunos envolvidos na ação que levou mensagem importante sobre o trânsito. (Foto: Patrícia Araújo) 

Setembro Amarelo!

Nesse último domingo (18), a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), esteve com equipes organizando o trânsito no “Pedal Amarelo”, promovido pelo Imperial Shopping, em parceria com a Prefeitura de Imperatriz.

Na ocasião, os agentes acompanharam todo o percurso do passeio ciclístico a favor da vida, que visa conscientizar sobre a saúde mental, além de abordar sobre os primeiros sintomas que se desenvolvem em todas as idades.

Com colaboração: Gil Carvalho

Notícias