Notícias

QUALIFICAÇÃO

Abertas inscrições para cursos de Libras e Braile

Serão ofertadas 280 vagas para os cursos de Libras e 50 para os de Braile

Publicado em: 31/01/2023 por Letícia Holanda

Secretaria de Educação

Abertas inscrições para cursos de Libras e Braile

Iniciativa é destinada aos professores da rede municipal de ensino e comunidade em geral. (Foto: Maira Soares)

Em busca de qualificação no ensino, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), abre inscrições para os cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Sistema de escrita Braile, de 01 a 03 de fevereiro. Os interessados devem procurar o Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (Siadi), na Rua Dom Cesário, bairro Maranhão Novo, das 08 às 12h e das 14h às 18h.  

Os cursos de Libras são ofertados nas modalidades básico, intermediário e avançado. O Braile segue nível básico e avançado, com carga horária de 120h, nos turnos matutino, vespertino e noturno. Iniciativa é destinada aos professores da rede municipal de ensino e comunidade em geral. São ofertadas 280 vagas para os cursos de Libras e 50 para os de Braile. 

Para as matrículas os interessados devem apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: CPF, RG, comprovante de residência, certificado de graduação, documento de identificação para servidores e declaração de cursos concluídos para os alunos veteranos.

A coordenadora do Siadi, Leila Lopes, pondera que é uma oportunidade significativa de qualificação e incentivo para inclusão. “Os cursos são ofertados para os docentes e uma parte para o público, oportunizando uma capacitação numa área específica, mas que têm uma relevância social e de inclusão”.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, frisa da necessidade de capacitar os profissionais para atender o público que necessita de inclusão. “Estamos garantindo vagas para quem deseja ter um aprendizado na área da Libras e Braile, e assim, aprimorar o conhecimento profissional e ajudar cada vez mais na inclusão das pessoas que tenham alguma deficiência”.

Notícias