Blog

Nossa Gente

Francisco Lima, o Padre, o Intelectual

Membro fundador da Academia Imperatrizense de Letras ocupa a Cadeira 40

Publicado em: 15/03/2018 por Domingos Cezar

Francisco Lima Soares nasceu no dia 21 de novembro de 1964, em Araguatins-TO. Aos 12 anos, mudou-se para Imperatriz onde cursou o primário e secundário, trabalhando como comerciário. Não era sua meta ser balconista ou empresário, sua vocação era sacerdotal. Por essa razão, pediu conta da empresa em que trabalhava e seguiu para São Luis, ingressando no Seminário Santo Antônio, onde cursou Teologia e, paralelamente, Filosofia, na Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Não concluiu o curso na UFMA, porém algum tempo depois, graduou-se em Filosofia, pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Na França, fez mestrado em Ciências Sociais e Econômicas na Faculte des Sciences Sociales et Economiques, na Universitas Catholicas Parisiense, em Paris.

No Brasil continuou os estudos e fez pós-graduação em Filosofia e Modernidade pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), no ano de 1997, e em Mídia e Opinião, pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, no ano de 2004.

Padre Francisco Lima, como é mais conhecido, é coordenador da fundação de Amparo à Pesquisa na Pré-Amazônia, da Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST), diretor da Ethos Editora, editor da revista científica Transversalidades, da FEST, além de professor das disciplinas Sociologia Geral e Sociologia Jurídica, na FEST.

Com a transferência do Bispo Gilberto Pastana, para a Prelazia de Crato (CE), Francisco Lima foi eleito Administrador Diocesano da Diocese de Imperatriz, a qual administrou com muita dedicação e capacidade, até a posse do Bispo Vilsom Basso. Recebeu elogios do Papa Francisco, por sua administração.

Membro fundador da Academia Imperatrizense de Letras – AIL ocupando a Cadeira 40, que tem como patrono Curt Nimuendaju, em sessão solene, na quinta-feira, 15, na Câmara Municipal, recebeu o título de “Cidadão Imperatrizense”.

Nossa Gente