Blog

Nossa Gente

Dia Nacional do Pedagogo, data a ser comemorada

Publicado em: 20/05/2017 por Luana Barros

Secretaria de Educação

A partir do pensamento de Paulo Freire: “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens educam-se entre si”; pode-se compreender as atividades exercidas pelo pedagogo Jeus Nascimento Barros, 43 anos, na Escola Luís de França Moreira, da rede municipal de ensino de Imperatriz. Para melhorar o desempenho dos alunos, o pedagogo estabelece uma parceria entre professor, escola e família.  

A história de vida de Jeus já estava envolvida pela educação desde sua infância. Nascido em Imperatriz, com mãe professora, ele transitava em ambientes escolares, que o levaram ao gosto pela educação e, já na adolescência, começou a dar aulas de reforço. Mas, a paixão pela educação ficou de lado por alguns anos e Jeus formou- se primeiramente em Administração e apenas na sua segunda graduação, formou-se em Pedagogia na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

“Atuei cinco anos como professor e há mais de um ano sou coordenador pedagógico na Escola Luís de França Moreira (IBADI). Compreendo que o pedagogo tem uma importância muito grande dentro do processo educacional porque é ele que acompanha, na função de coordenador pedagógico, os professores e orientamos, visando sempre a aprendizagem do aluno. Na rotina de trabalho da escola, trabalhamos não apenas com os professores mas também com alunos, mapeando aqueles que tem dificuldade, elaborando relatórios e também desenvolvemos ações direto com as famílias”.

As áreas de trabalho para o profissional formado em pedagogia são várias: ministrar aulas da 1ª a 5ª série do Ensino Fundamental, Administração Escolar, Educação Inclusiva, Orientação e Supervisão Escolar, Pedagogia Empresarial e atuação em Centros de Assistência Social.  

Sobre a data:

O Dia Nacional do Pedagogo, comemorado neste 20 de maio, é resultado do Decreto de Lei nº 7.264, de 2010, proposto pelo Deputado Eduardo Gomes. A data surge como uma oportunidade para discutir o papel da família e da escola no desenvolvimento das crianças, além de delimitar papéis de responsabilidade.

Pela importância da profissão, a Prefeitura de Imperatriz parabeniza pedagogas e pedagogos que todos os dias contribuem com um mundo melhor.

Nossa Gente