Blog

Nossa Gente

Carlinhos Veloz

Uma história de amor e inspiração com o Rio Tocantins

Publicado em: 20/07/2017 por Luana Barros

“E tudo então se faz canção, às cordas de um violão, nas mãos de um poeta, lá no Tocantins”; assim entoa nos versos de Imperador Tocantins, Luiz Carlos Alves da Silva, o “Carlinhos Veloz”.

Nascido em Recife em 03 de dezembro de 1965, já em seu primeiro ano de vida, foi morar em Mato Grosso do Sul e, em 1967, morou no Rio de Janeiro.

Em 1971 volta a Recife e, com apenas nove anos de idade, Luiz Carlos subiu pela primeira vez em um palco em Recife, participando do segundo festival “Um Milhão de Amigos”.

Em 1985 o Rio Tocantins torna-se marco em sua trajetória, pois é aqui que o compositor e cantor intitula-se Carlinhoz Veloz e vence diversos festivais da região tocantina. É neste mesmo rio e na cidade de Imperatriz, que surge a música “Imperador Tocantins”.

Após quatro anos, Carlinhos Veloz apresenta seu trabalho para todo o Brasil através do programa da Xuxa e, em 1990, muda-se para o Rio de Janeiro. E, em 1992, lança seu primeiro álbum, no Maranhão, com sucessos como “Ilha Bela” e é indicado ao “Prêmio Sharp de Música”.

Junto com nomes da Música Popular Brasileira (MPB), em 1997, Carlinhos começa a viajar o Brasil com o projeto Pixinguinha. E, em 1998, apresenta-se na Expo-Brasil, no Carrossel do Louvre, em Paris, na época da copa do mundo, e na Expo 98, em Lisboa, Portugal.

Em 2009, lança seu primeiro DVD “Espelho D”Água” em São Luís (MA) no Teatro Artur Azevedo. É neste mesmo ano que Alcione grava uma de suas mais importantes obras, a música “Imperador Tocantins”.

O nome "Espelho D´Água" surgiu da presença dos rios na história do cantor que nasceu às margens do Rio Capibaribe, em Pernambuco, e com o Maranhão estreitou laços à beira do Rio Tocantins.

Em 2010, o projeto “Na estrada com Carlinhos Veloz” foi aprovado pelo Ministério da Cultura e em 2011, patrocinado pelo Projeto Petrobrás Cultura. Ao todo, realizou 21 apresentações em capitais e cidades universitárias do Nordeste.

Este ano, o cantor recebe a distinção honrosa Orgulho da Gente. 

Nossa Gente